CMB

CMB

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Engenharia mecânica e o meio ambiente

Daniel Henrique

Existem, atualmente, várias profissões que se identificam completamente com o meio ambiente e são fáceis de assimilar a sua importância para com esse. 
Mas e essa área da engenharia? Como a análise, manutenção e operação de sistemas mecânicos podem influenciar positiva ou negativamente o meio ambiente humano e natural? A resposta, por mais incrível que pareça, é que essa fascinante área da engenharia tem quase todo o seu processo de atuação envolvido com as questões socioambientais. 
Se um engenheiro, por exemplo, do setor industrial - geralmente ocupa-se do projeto, melhoria e instalação de sistemas integrados de pessoas, materiais, informação, equipamentos e energia - cometer algum erro técnico, certamente poderão advir impactos ambientais, tanto para as áreas urbanas, quanto para áreas naturais. 
Um outro aspecto da questão. Boa parte das tecnologia a favor do meio ambiente passam pelas mãos dos engenheiros mecânicos. Como exemplo, temos o air car, que funciona através de um compressor que injeta ar puro no carro; projetos como o asfalto ecológico, que apresenta uma composição de borracha moída de pneu usados, que além de possuírem maior resistência e aderência, trazem benefícios positivos ao meio ambiente. 
Juntamente com esses, temos uma infinidade de projetos ambientalmente sustentáveis. No entanto, mesmo obtendo êxitos comprovados em sua função de eco-sustentabilidade e sendo de fácil investimento, esses projetos sofrem forte oposição de grupos privados e governamentais que muitas vezes acham inconveniente zelar pela saúde dos ecossistemas urbanos, rurais e naturais. É lamentável essa fato, mas é pura verdade.
Assim sendo, cabe ao que deseja se integrar a essa magnífica área, Engenharia Mecânica, ter noção de que não basta ter conhecimentos meramente acadêmicos, é imprescindível também possuir uma visão socioambiental de sustentabilidade, isto é, desenvolver ideias que, se utilizando da tecnologia, vão contribuir a construção de um futuro que compatibilize progresso socioeconômico com preservação ecológica.


BIBLIOGRAFIA

http://www.cienciahoje.pt/51 - Acesso em 01/09/2015


*Este artigo foi escrito por Daniel Henrique,  estudante do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Militar de Brasília. Para a construção deste artigo o estudante foi orientado pelo Biólogo e professor Salomão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário