Mateus |
O município de Plácido de Castro, distante 100 KM da capital Rio Branco começou a testar um novo tipo de pavimentação, com o uso de um polímero para aglomerar as partículas do solo, construindo uma base rígida resistente à agua e à carga.
E, nessa iniciativa em favor do meio ambiente, a primeira estrada a receber o pavimento liga o município à Bolívia.
De acordo com o diretor-presidente da empresa responsável pelo experimento em São Paulo, Newton Vasconcelos, em função da falta de equipamento no município do interior do Acre, a empresa teve que fazer uma tecnologia. Segundo ele, o produto foi aplicado em forma de selante.
"O material que está solto na pista é retirado e, em seguida, começamos o procedimento. É feito uma raspagem superficial do solo, aplica-se o produto como se estivesse pintando o chão, depois volta com um rolo liso fazendo fechamento dos poros do pavimento. O resultado é um piso selado, sem poeira e liso. Fica uma estrada de terra, como se fosse um asfalto, com o uso de "Terra Fix", que é uma tecnologia de pavimentação ecológica", explica Vasconcelos.
![]() |
http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015/09/asfalto-ecologico-e -usado-em-estrada-que-liga-placido-de-castro-bolivia.html |
O diretor-presidente garante que essa tecnologia pode ser usada em todas as estradas rurais do Estado. Segundo Vasconcelos, é uma solução para melhorar as condições de trafegabilidade nas estradas e a manutenção só precisa ser feita de ano em ano, e não a cada três meses como na tecnologia usada em ramais normalmente.
'E um piso mais resistente. Além de ser uma alternativa ecológica, já que o produto não oferece nemhum impacto negativo ao meio ambiente. Um detalhe é que é utilizado o solo do próprio local, então não teria necessidade de trazer material de outros lugares", acrescenta o diretor.
A proposta é para os locais onde não há condições finaceiras de colocar uma capa asfáltica. "A tecnologia tem um custo praticamente três vezes menor do que o da aplicação de asfalto", diz Vasconcelos.
O secretário de obras de Plácido de Castro, Luciano Barros, diz que essa foi apenas uma demonstração da tecnologia que teve boa aceitação e pode ser aplicada em todos os ramais do município.
"Reunimos as prefeituras de Plácido de Castro e Capixaba para que a empresa fizesse a demosntração nesse ramal que dá acesso à Bolívia. É um produto que cria uma crosta de 50 centímetros no solo, que não infiltra água. Temos a garantia de ficar um bom tempo sem poeira, sem a água infiltrar e com isso evitando carros atolados", afirma Barros.
Segundo o secretário, essa tecnologia é feita para ser usada, principalmente, em ramais."Essa proposta é importante para o nosso Estado, já que chove muito nessa região e o produto demora a deterior. Normalmente só passamos a máquina no ramal para compactar o solo e com duas ou três chuvas, já está deteriorando. Com essa tecnologia, essa camada é muito mais resistente, e só vai precisar ser mexido novamente após um ano", conclui.
Fonte:http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2015/09/14/118938-asfalto-ecologico-e-usado-em-estrada-que-liga-placido-de-castroac-a-bolivia.html - Acesso em 15/09/15
*Este artigo será apresentado na próxima Terça Sustentável pelo aluno Mateus, estudante do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Militar de Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário