O primeiro encontro do Clube de Ciências Socioambientais "Marechal Cândido Rondon", foi assinalado por quatro momentos principais:
1º - Palavras do Cel Comandante
![]() |
Cel Denisson - Comandante do CMB |
Não podemos deixar de mencionar também, a valorosa contribuição presencial e motivacional do Cel Darko, Chefe da Divisão de Ensino, do Cel Nunes e Cel Bandeira, Supervisão Escolar.
![]() |
Cel Bandeira, Prof. Salomão, Cel Darko, Cel Nunes e Ten Elton |
2º - Biografia do Marechal "Cândido Rondon"
![]() |
Ten Elton |
3º - O Projeto e o Estatuto do Clube
O professor Salomão, explicou os fundamentos teórico-conceituais, legais e metodológicos estruturantes do Projeto do Clube de Ciências "Marechal Cândido Rondon", assim como sua importância para a formação de uma consciência socioambiental critico-reflexiva e científica. Dentro desse contexo, o professor, igualmente destacou que os encontros serão assinaldos por momentos de pesquisa teórica e ações concretas. Após a explicitação do arcabouço ideológico do Projeto, o professor Salomão fez questão de pontuar alguns artigos do Estatuto, tais como, 27º, 28º e 29º, os quais tratam respectivamente, dos direitos, deveres e regime disciplinar, nos quais os alunos associados estão enquadrados.
![]() |
Prof. Salomão |
4º - Planejamento do cronograma de atividades para 2º semestre/2015
Os alunos foram divididos em vários grupos (de três a quatro integrantes), para que através de um brainstorming, tempestade cerebral, pudessem trazer à luz de suas consciências temas que seriam interassante desenvolvermos cientificamente no âmbito do Clube ao longo do 2º semestre/2015. Foi um momento muito dinâmico e produtivo. De acordo com Roldan et al.; (2009), a ferramenta brainstorming, quando bem empregada, favorece a criatividade e a interatividade, tornando assim mais fecundo o trabalho em grupo e as proositivas de ideias. E foi isso o que aconteceu. Após vinte minutos, de efervescência intelectual, recolhemos as sugestões temáticas de cada grupo. Logo em seguida, empreendemos democraticamente a votação daquelas que os alunos gostariam que fossem trabalhadas durante o semestre corrente. Foram muitas, todavia, preferimos agendar apenas essas, porquanto a exiguidade de tempo não nos faculta ampliarmos demasiadamente esse leque. É melhor fazer pouco e com qualidade, do que ambicionar muito e não fazer nada.
![]() |
Alunos planejando o cronograma de atividades |
a) Manejo sustentável da erva-de-passarinho do patrimônio arbóreo do Colégio Militar de Brasília
b) Apoio assistencial a uma creche da Cidade Estrutural
c) Trilhas ecológicas
d) Campanha Recreio Limpo
e) Debates, palestras e vídeos
f) Visita ao lixão da Cidade Estrutural
g) Feira de Cências e Tecnologia
Todas essas atividades serão desenvolvidas ao longo do segundo semestre, por meio de projetos transversais.
Bibliografia
Roldan, L. Brainmstormig em prol da produtividade: um estudo de caso em três empresas de varginha, MG. Iniciação Científica, - FACECA - v.1, n 7, p. 53-6 , jan/dez, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário