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quarta-feira, 19 de agosto de 2015

O primeiro encontro do Clube


O primeiro encontro do Clube de Ciências Socioambientais "Marechal Cândido Rondon", foi assinalado por quatro momentos principais:

1º - Palavras do Cel Comandante

Cel Denisson - Comandante do CMB
Considerações do Cel Comandante acerca da importância de tematizar transversalmente na grade curricular do Colégio Militar de Brasília, questões concernentes ao meio ambiente, sustentabilidade e consciência socioambiental. Igualmente, merece destaque na fala do Cel Denison, seu entusiasmo e os votos de sincero apoio a exequibilidade de todos os projetos formulados pelo Clube.
Não podemos deixar de mencionar também, a valorosa contribuição presencial e motivacional do Cel Darko, Chefe da Divisão de Ensino, do Cel Nunes e Cel Bandeira, Supervisão Escolar.
Cel Bandeira, Prof. Salomão, Cel Darko, Cel Nunes e Ten Elton


2º - Biografia do Marechal "Cândido Rondon"

Ten Elton
Apresentação da Biografia do Marechal Cândido Rondon, aos alunos associados, pelo Ten Elton. Por meio de uma dialogia bastante interativa, o professor Elton, lembrou significativos lances biográficos do Marechal Rondon. Dentre eles, poder-se-ia, citar: seu inegável amor a Pátria e ao Exército, o espírito de respeito aos povos indígenas e as populações tradicionais, bem como seu venerando cuidado em preservar e conservar sustentavelmente os recursos naturais, ante as ações antrópicas que sua profissão exigia. Os alunos não tiveram dúvidas em identificar no Egrégio Militar, o paradigma do homem de bem compromissado com a edificação de uma sociedade ambientalmente sustentável e socialmente justa. 


3º - O Projeto e o Estatuto do Clube

O professor Salomão, explicou os fundamentos teórico-conceituais, legais e metodológicos estruturantes do Projeto do Clube de Ciências "Marechal Cândido Rondon", assim como sua importância para a formação de uma consciência socioambiental critico-reflexiva e científica. Dentro desse contexo, o professor, igualmente destacou que os encontros serão assinaldos por momentos de pesquisa teórica e ações concretas. Após a explicitação do arcabouço ideológico do Projeto, o professor Salomão fez questão de pontuar alguns artigos do Estatuto, tais como, 27º, 28º e 29º, os quais tratam respectivamente, dos direitos, deveres e regime disciplinar, nos quais os alunos associados estão enquadrados.
Prof. Salomão


4º - Planejamento do cronograma de atividades para 2º semestre/2015

Os alunos foram divididos em vários grupos (de três a quatro integrantes), para que através de um brainstorming, tempestade cerebral, pudessem trazer à luz de suas consciências temas que seriam interassante desenvolvermos cientificamente no âmbito do Clube ao longo do 2º semestre/2015. Foi um momento muito dinâmico e produtivo. De acordo com Roldan et al.; (2009), a ferramenta brainstorming, quando bem empregada, favorece a criatividade e a interatividade, tornando assim mais fecundo o trabalho em grupo e as proositivas de ideias. E foi isso o que aconteceu. Após vinte minutos, de efervescência intelectual, recolhemos as sugestões temáticas de cada grupo. Logo em seguida, empreendemos democraticamente a votação daquelas que os alunos gostariam que fossem trabalhadas durante o semestre corrente. Foram muitas, todavia, preferimos agendar apenas essas, porquanto a exiguidade de tempo não nos faculta ampliarmos demasiadamente esse leque. É melhor fazer pouco e com qualidade, do que ambicionar muito e não fazer nada.

Alunos planejando o cronograma de atividades

a) Manejo sustentável da erva-de-passarinho do patrimônio arbóreo do Colégio Militar de Brasília
b) Apoio assistencial a uma creche da Cidade Estrutural
c) Trilhas ecológicas
d) Campanha Recreio Limpo
e) Debates, palestras e vídeos
f) Visita ao lixão da Cidade Estrutural
g) Feira de Cências e Tecnologia


Todas essas atividades serão desenvolvidas ao longo do segundo semestre, por meio de projetos transversais.



Bibliografia

Roldan, L. Brainmstormig em prol da produtividade: um estudo de caso em três empresas de varginha, MG. Iniciação Científica, - FACECA - v.1, n 7, p. 53-6 , jan/dez, 2009.






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