No dia 26 de abril, o Clube de Estudos Ambientais realizou um estudo de campo no Parque Ecológico de Uso Múltiplo Olhos D' Água. Esse Parque Ecológico foi criado em 17 de setembro de 1994. Além se sua importância ecológica - proteção de uma lagoa, nascentes, minas D' Água e córregos existentes no local - o Parque Olhos D' Água possui uma localização privilegiada, o que faculta uma grande acessibilidade da população.
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Alunos do CEA/CMB (ao fundo Lagoa do SAPO) |
A história do parque é revestida de intensa mobilização da comunidade local. Muitos projetos comerciais, tais como a construção de shopping center, foram rechaçados pela população, visto que poderiam impactar negativamente o abastecimento hídrico e desfavorecer a biota local.
Atualmente o parque apresenta um quadro de impactos ambientais associados com alguns problemas de erosão do solo e à invasão de espécies vegetais e animais exóticos. Carente de recursos, fato observado na maioria das unidades de conservação, o parque não tem como investir na melhoria de sua conservação e ampliação de seu uso para a comunidade.
Objetivos e metodologia
Para esse estudo foram empregados os seguintes instrumentos metodológicos: Trilha Ecológica Interpretativa, registro fotográfico e caderno de anotações.
Para esse estudo foram empregados os seguintes instrumentos metodológicos: Trilha Ecológica Interpretativa, registro fotográfico e caderno de anotações.
O objetivo principal dessa atividade de ensino foi despertar nos alunos um olhar mais sensível ao ecossistema que integra o Parque Olhos D' Água. Uma outra meta pedagógica não menos importante foi mostrar para os discentes como que os componentes bióticos e abióticos concorrem para que a trama da vida funcione de maneira harmônica no sistema ecológico do parque.
Esse estudo ainda não se encerrou, pois ele foi fragmentado em três partes:
I - Experiencia afetiva com a sensorialidade ambiental.
II - Pesquisa bibliográfica de aprofundamento de temas que foram estudados na trilha ecológica.
1 - Plantas do cerrado e suas adaptações
2 - Plantas hemiparasitas do cerrado
3 - Assoreamento dos rios
6 - Vegetação capoeira
7 - Nascentes: importância e processo de recuperação
10 - Eutrofização
11 - Liquens e sua importância ecológica
III - Socialização das pesquisas no Blog do CEA/CMB
Considerações finais
Este encontro foi muito produtivo em termos de novas aprendizagens ambientais, pois os alunos revelaram grande interesse pelas explanações do professor, assim como pelas considerações dos colegas que problematizavam certas situações observadas.
Ao término dessa experiência educacional, foi dada a oportunidade para os alunos se confraternizarem por meio de atividades lúdicas.
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Exercitando a experiência afetiva com a sensorialidade ambiental |
I - Experiencia afetiva com a sensorialidade ambiental.
II - Pesquisa bibliográfica de aprofundamento de temas que foram estudados na trilha ecológica.
- Bianca Lieko
- Paz
2 - Plantas hemiparasitas do cerrado
- Isabela Cervantes
- Aline Cunha
3 - Assoreamento dos rios
- Eduarda Fonseca
- Gabriela Ortega
4 - Sucessão ecológica: estágios, tipos e exemplos
- Guilherme Machado
- Martins
5 - Serrapilheira
- Maria Eduarda
- Marina Vargas
6 - Vegetação capoeira
- Igor Durando
- Veloso
7 - Nascentes: importância e processo de recuperação
- Mariane
- Manoela
8 - Unidade de Conservação
- Pedro Calixta
- Laisa Moura
9 Estação meteorológica: como funciona e importância
- Miguel Sobreira
- Felipe Sisnando
10 - Eutrofização
- Willian
- Caio Paz
11 - Liquens e sua importância ecológica
- Manuella Motta
- João Gabriel
III - Socialização das pesquisas no Blog do CEA/CMB
Considerações finais
Este encontro foi muito produtivo em termos de novas aprendizagens ambientais, pois os alunos revelaram grande interesse pelas explanações do professor, assim como pelas considerações dos colegas que problematizavam certas situações observadas.
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Momento de confraternização e descontração |
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