Em visita conduzida pelo Major Fraga, Professor-Orientador do Clube de Estudos Ambientais do Colégio Militar de Brasília - CEA, alunos e alunas do 6º Ano do Ensino Fundamental empreenderam no dia 16 de abril de 2018, um estudo de campo no Parque Ecológico e de Uso Múltiplo Olhos D´Água.
Localizado entre as Quadras 412/415 Norte, no centro do Distrito Federal, na região administrativa de Brasília, o Parque Olhos D`Água é um espaço público voltado para a preservação ambiental, lazer, meditação e espiritualidade ecumênica.
Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental em frente da Lagoa do SAPO |
Durante a visita, foi realizada uma Trilha Ecológica Interpretativa como instrumento pedagógico de Educação Ambiental. Essa metodologia de ensino propicia um contato mais próximo entre os alunos e o meio ambiente que está sendo objeto de estudo. É forçoso destacar que o contato direto dos alunos com o ambiente natural do Parque, contribuiu favoravelmente para a aquisição de conhecimentos e atitudes, valores e sensibilidades voltados para uma ecologia de mais respeito e cuidado com a natureza.
Nessa atividade de ensino foram abordados uma pluralidade temas ambientais. No entanto, a centralidade teórico conceitual de nossa ação docente, circunscreveu-se em:
Essa experiência didática foi muito significativa. Tivemos o ensejo de trabalhar interdisciplinarmente alguns conteúdos da grade curricular das disciplinas de Ciências, Geografia, Língua Portuguesa e História. A satisfação desse estudo ambiental não foi unicamente nossa, professores, mas da maioria dos alunos que vivenciaram no laboratório da natureza, conceitos que antes eram ministrados apenas em sala de aula.
Portanto, poder-se-ia afirmar categoricamente, que esse empreendimento educativo alcançou seus objetivos pedagógicos, que foram em substância, promover uma compreensão mais ampla dos serviços ecossistêmicos que o meio ambiente natural vem prestando ao homem e a todos os demais seres vivos que integram a biosfera.
![]() |
Major Fraga explicando a interação ecológica das plantas com os componentes bióticos e abióticos do ecossistema Parque Olhos D´Água |
- Unidades de Conservação;
- Solos;
- Água;
- Bioma cerrado;
- Matas ciliares;
- Reflorestamento;
- Nascentes;
- Etc.
Essa experiência didática foi muito significativa. Tivemos o ensejo de trabalhar interdisciplinarmente alguns conteúdos da grade curricular das disciplinas de Ciências, Geografia, Língua Portuguesa e História. A satisfação desse estudo ambiental não foi unicamente nossa, professores, mas da maioria dos alunos que vivenciaram no laboratório da natureza, conceitos que antes eram ministrados apenas em sala de aula.
Portanto, poder-se-ia afirmar categoricamente, que esse empreendimento educativo alcançou seus objetivos pedagógicos, que foram em substância, promover uma compreensão mais ampla dos serviços ecossistêmicos que o meio ambiente natural vem prestando ao homem e a todos os demais seres vivos que integram a biosfera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário