CMB

CMB

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Pesquisa investigativa no âmbito do ecossistema Colégio Militar de Brasília

A alfabetização ecológica foi desenvolvida pelo físico Fritjof Capra no Centro de Ecoalfabetização, localizado em Berkeley, Califórnia. 

Por meio dessa estratégia pedagógica é possível operacionalizar a sustentabilidade socioambiental, mediante a observação e aprendizado da dinâmica funcional dos ecossistemas naturais. Mas por que será que Capra recomenda uma ecoalfabetização inspirada na leitura dos ecossistemas naturais? Certamente, porque o autor de Teia da Vida e Ponto de Mutação, entende que o livro da natureza, está repleto  de substanciosos exemplos de comunidades que funcionam de maneira sustentável. 

Nesse contexto, os alunos do Clube de Estudos Ambientais (CEA) foram concitados a empreenderem uma pesquisa investigativa no sentido de observar os organismos que coabitam conosco a área do Colégio Militar de Brasília (CMB). Dois objetivos educacionais norteiam esse trabalho investigativo: 

  • Fazer com que os discentes tenham consciência da interação ecológica que existe entre o ecossistema antrópico Colégio Militar de Brasília e sua flora e fauna;
  • Compreender quais são os principais serviços ecossistêmicos patrocinados pelos insetos, plantas, aves e mamíferos ao CMB.

Alunos do CEA empreendendo uma observação científica

Segue abaixo as seguintes áreas investigativas que serão operacionalizadas pelos alunos do Clube de Estudos ambientais:



I - Cobertura Vegetal
    Lucas Ambrósio - 5278 
    Laino - 2284
    Muniz - 5270
    Mario Junior - 3309
    Ana Pessoa - 6562

II - Insetos
    Yohanna - 6303
    Rayssa - 3306
    Isadora Ferreira - 5452

III - Aves
    Victoria Saraiva - 6274
    Gabriel Carvalho - 3406
    Pedro Lucas - 6293

IV - Pequenos Mamíferos
    Barbara de Sá - 3394
    Alexandria - 3390

V - Áreas Verdes

    Victória Pessôa - 6547
    Giovanna Mota - 6679
    Rafaela - 7461

VI - Resíduos
    Letícia Bandeira - 2025
    Auana Naiva - 3079




Referências
SAMPAIO, S; WORTMANN, M. Ecoalfabetização:ensinando a ler a natureza. Pesquisa em Educação Ambiental, v2, n.2, p. 133-152, 2007.
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário