A alfabetização ecológica foi desenvolvida pelo físico Fritjof Capra no Centro de Ecoalfabetização, localizado em Berkeley, Califórnia.
Por meio dessa estratégia pedagógica é possível operacionalizar a sustentabilidade socioambiental, mediante a observação e aprendizado da dinâmica funcional dos ecossistemas naturais. Mas por que será que Capra recomenda uma ecoalfabetização inspirada na leitura dos ecossistemas naturais? Certamente, porque o autor de Teia da Vida e Ponto de Mutação, entende que o livro da natureza, está repleto de substanciosos exemplos de comunidades que funcionam de maneira sustentável.
Nesse contexto, os alunos do Clube de Estudos Ambientais (CEA) foram concitados a empreenderem uma pesquisa investigativa no sentido de observar os organismos que coabitam conosco a área do Colégio Militar de Brasília (CMB). Dois objetivos educacionais norteiam esse trabalho investigativo:
- Fazer com que os discentes tenham consciência da interação ecológica que existe entre o ecossistema antrópico Colégio Militar de Brasília e sua flora e fauna;
- Compreender quais são os principais serviços ecossistêmicos patrocinados pelos insetos, plantas, aves e mamíferos ao CMB.
Segue abaixo as seguintes áreas investigativas que serão operacionalizadas pelos alunos do Clube de Estudos ambientais:
I - Cobertura Vegetal
Lucas Ambrósio - 5278
Laino - 2284
Muniz - 5270
Mario Junior - 3309
Ana Pessoa - 6562
II - Insetos
Yohanna - 6303
Rayssa - 3306
Isadora Ferreira - 5452
III - Aves
Victoria Saraiva - 6274
Gabriel Carvalho - 3406
Pedro Lucas - 6293
IV - Pequenos Mamíferos
Barbara de Sá - 3394
Alexandria - 3390
V - Áreas Verdes
Victória Pessôa - 6547
Giovanna Mota - 6679
Rafaela - 7461
VI - Resíduos
Letícia Bandeira - 2025
Auana Naiva - 3079
Referências
SAMPAIO, S; WORTMANN, M. Ecoalfabetização:ensinando a ler a natureza. Pesquisa em Educação Ambiental, v2, n.2, p. 133-152, 2007.
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.
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