CMB

CMB

quinta-feira, 21 de julho de 2016

RESOLVENDO UM PROBLEMA NA ORIGEM

      No dia 19 de julho de 2016, alguns alunos que integram a Comissão de Prevenção e Minimização de Impactos Ambientais Negativos (CPMIAN), procuraram o professor Salomão, Coordenador do Clube de Estudos Ambientais do Colégio Militar de Brasília - CEIA/CMB, juntamente com o Major Fraga, com o objetivo de relatar um fato ambiental preocupante: vazamento de água num mictório do banheiro masculino da 1ª CIA. 


Mictório com válvula defeituosa (1º da esquerda para a direita)

Após o relato do impacto ambiental supra citado, o professor e sua equipe se dirigiram ao local do vazamento a fim de empreender um diagnóstico da situação. 
Depois de algumas observações e testes, foi constatado, que a origem do problema de desperdício de água do mictório, estava relacionado com um defeito mecânico na válvula de descarga. Uma vez detectada a causalidade do mesmo, a CPMIAN/CMB, empreendeu as seguintes providências: 
  • registrou fotograficamente o mictório problemático;
  • desligou o registro geral com a finalidade de interromper o desperdício de água e de recursos financeiros que literalmente estava se perdendo no ralo;
  • comunicou o Capitão Thiago Correia (Fiscalização Administrativa) acerca do fato ambiental percebido no banheiro da 1ª CIA para que a CCSV, fosse acionada no sentido de equacionar o imbróglio causado pelo defeito da válvula que regula o fluxo de água do mictório.
Professor Salomão, aluna Yohanna e aluno Cardoso Júnior, cientificando
o Cap. Thiago Correia acerca do problema que foi constatado 
Conclusão
A Comissão de Prevenção e Minimização de Impactos Ambientais Negativos, braço operacional do Clube de Estudos Ambientais do Colégio Militar de Brasília, conseguiu resolver um sério problema de desperdício acidental de água. 
No mesmo dia, a CCSV, colocou em ação o bombeiro Arnaldo, para que tomasse ciência do problema do vazamento de água. Após uma meticulosa observação, o bombeiro, deliberou por trocar a válvula defeituosa por uma outra nova, sustando de uma vez por toda o desperdício hídrico.


Bombeiro Arnaldo consertando
o mictório com defeito
Essa gestão ambiental oportunizou uma maior economia hídrica e pecuniária por parte do CMB. 
Igualmente, merece salientar que essa situação de aprendizagem favoreceu uma significativa internalização de conceitos, práticas e princípios vinculados a sustentabilidade e cidadania. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário