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quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

NOTÍCIAS AMBIENTAIS: LEI QUE PROÍBE CANUDOS E COPOS DE PLÁSTICOS NO DF

Já está valendo, no Distrito Federal, a lei distrital que proíbe canudos e copos plásticos em estabelecimentos comerciais da cidade. A regra exige que eles sejam substituídos gradativamente por descartáveis, confeccionados a partir de material biodegradável (como amido e fibras de origem vegetal). 
Os copos de plásticos impactam negativamente os ecossistemas
De acordo com o projeto, canudos de inox e de vidro também são apresentados como uma alternativa viável. Estes tipos de materiais são utilizados em alguns bares, restaurantes e cafés de Brasília.
A lei foi sancionada pelo governador Ibaneis Rocha e publicada, no Diário Oficial do Distrito Federal, em 30 de janeiro de 2019. Em caso de descumprimento, o estabelecimento pode receber multa que varia de R$ 1 mil a R$ 5 mil, dependendo do seu porte comercial. Em caso de reincidência, o estabelecimento deverá pagar o dobro da multa e pode até ser fechado. 

Autor do projeto
O projeto, de autoria do ex-deputado Cristiano Araújo, tramitava, desde 2016, na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Ao justificar a importância da projeto de lei, Cristiano Araújo afirmou, na época, que os copos e canudos feitos de plástico comum demoram, em média, cem anos para se degradar no meio ambiente. "Já os biodegradáveis demoram de 45 a 180 dias para se decompor", explicou. A proibição não está restrita ao setor gastronômico. A lei estabelece que "microempreendedores individuais, bem como as entidades da administração direta, autárquica e fundacional" ficarão sujeitas à norma. Por isso, as compras públicas do governo deverão observar a lei.

Material biodegradável
Materiais biodegradáveis são todos aqueles que não são derivados de polímeros sintéticos fabricados à base de petróleo. Os biodegradáveis são produzidos a partir de materiais orgânicos, como fibras celulósicas, amido de mandioca, bagaço de cana, óleo de mamona, cana-de-açúcar, beterraba, ácido lático, milho, proteína de soja e outras fibras naturais.

Copo biodegradável feito a partir de proteína de soja
O exemplo arrasta
Seguindo na mesma linha da sustentabilidade socioambiental do Distrito Federal, a Câmara Legislativa  de São Paulo igualmente vai suprimir a utilização de copos plásticos. A Câmara da capital paulista consome, mensalmente, uma média de três milhões desses recipientes. A medida também visa minimizar os impactos ambientais que esses materiais vem causando ao meio ambiente.

Fonte: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2019/02/07/ibaneis-sanciona-lei-que-proibe-canudos-e-copos-de-plastico-no-df.ghtml - acesso em 13/02/19 (adaptado)

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

NOTICIAS AMBIENTAIS: DECLÍNIO DA POPULAÇÃO DE INSETOS

Introdução
Desde o desaparecimento dos dinossauros (há 65 milhões de anos), a Terra não passava por eventos de extinção tão massivos, quanto o atual. Segundo cientistas australianos, quase metade de todas as espécies de insetos, em todo o mundo, está em rápido declínio e apresenta risco significativo de extinção.
Representação de dinossauros em seu habitat

Revista Biological Conservation
Os autores da pesquisa, publicada na revista Biological Conservation, alertam ainda que o fenômeno gerará um "colapso catastrófico", com impactos na economia humana e na sobrevivência de outros animais. "A conclusão é clara: a menos que mudemos nossas formas de produzir alimentos, os insetos vão ter tomado o caminho da extinção em algumas décadas", ressaltaram os autores Francisco Sanchez-Bayo e Kris Wyckhuys, das Universidades de Sidney e Queensland, respectivamente. A dupla também ressalta o fato de as atenções, para a perda da biodiversidade, geralmente se voltarem para o destino dos animais de grande porte (como os mamíferos). Mas os insetos, lembram, são "de importância vital para os ecossistemas". "Esse evento não pode ser ignorado e deve fazer com que atuemos para evitar um colapso, que seria catastrófico, dos ecossistemas  naturais", insistem. 

As abelhas
As abelhas, e consequentemente seu trabalho de polinização, costumam ser os exemplos mais lembrados quando se fala na extinção de insetos. 
Abelha realizando o processo da polinização
Vicent Bretagnole, também integrante da pesquisa, ilustra que, no ano passado, a França sofreu um declínio "vertiginoso" de aves por falta de abelhas (um dos insetos constantes em seu cardápio). "Quase não há mais insetos, e esse é o problema número um. Até os pássaros devoradores de grãos precisam de insetos em uma época do ano, para seus filhotes.", explicou.
Avião lançando pesticidas na lavoura
Como causas do problema, a equipe australiana indicou o desaparecimento do habitats desses animais e o uso de pesticidas sintéticos (na intensificação da agricultura industrial ocorrida nos últimos 70 anos). Há, ainda, a proliferação de espécies invasoras e as mudanças climáticas, especialmente em regiões tropicais

Fonte:  https://www.correiobraziliense.com.br/ - acesso em 12/02/19 (adaptado)

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Estudo de Campo: Usina de Tratamento Mecânico e Biológico do Serviço de Limpeza Urbana (SLU)

No dia 31 de outubro de 2018, os alunos do Clube de Estudos Ambientais (CEA) do Colégio Militar de Brasília (CMB), sob a supervisão do Ten Medeiros, empreenderam um estudo de campo voltado para a temática dos resíduos sólidos urbanos (RSUs), vulgarmente denominados como lixo urbano. Na ocasião, os discentes do CEA-CMB visitaram o Museu da Limpeza Urbana, a Instalação de Recuperação de Resíduos e a Usina de Compostagem. Todas essas unidades são localizadas na antiga Usina de Tratamento Mecânico Biológico do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), no P Sul, em Ceilândia, DF.

Alunos Rafael, Bouças, Caio, Laisa (atrás), Manoela, Gabriela Ortega e Isabela Costa (frente)

Usina de Triagem e compostagem, Ceilândia-DF
A Usina de Triagem e Compostagem de Ceilândia, Distrito Federal, é a maior da América Latina em termos operacionais.

Usina de Triagem e Compostagem, Ceilândia-DF


Sua dinâmica operacional envolve as seguintes etapas:
a) Recepção dos resíduos sólidos provenientes da coleta domiciliar, com o devido controle das cargas em balança rodoviária;
Recepção dos resíduos sólidos
b) Alimentação das linhas de produção da usina, por meio de pás carregadeiras, a partir dos resíduos estocados no galpão de recepção;
c) Processamento destes resíduos e a triagem de materiais recicláveis, com participação de cooperativas de catadores;
Cooperativa de catadores
d) Transporte de material processado para os pátios de compostagem e a formação de respectivas leiras;

e) Encaminhamento dos rejeitos do processamento para o terminal específico, para fins de posterior transferência até o aterro sanitário;

f) Reviramento mecanizado e controle de todo o processo de compostagem das leiras, visando a manutenção do processo aeróbio, até a maturação/cura do composto;

g) Beneficiamento do composto "curado" através de sistema de peneiramento;

h) Estocagem do composto orgânico peneirado e seu posterior carregamento nos caminhões autorizados para retirada pelo SLU, responsável pelo escoamento da produção.
Estocagem do material orgânico
Objetivos da visita
  • Consolidar as informações relativas a Gestão integrada dos Resíduos Sólidos gerados pela população do Distrito Federal;  
  • Compreender o papel do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal – órgão responsável pela Gestão integrada dos Resíduos Sólidos;  
  • Perceber o grau de importância incutido a cada indivíduo tomador de decisão no tocante a aplicação das prioridades de gestão dos resíduos sólidos: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final;  
  • Desenvolver no público interno a mentalidade de prevenção, preservação, melhoria e recuperação do meio ambiente, de forma a visualizá-lo dentro de um comportamento integrador, abrangente, permanente, participativo, contextualizado e transformador.
 
Aluno Rafael Araújo entrevistando a gerente da Cooperativa

Considerações finais
A visita foi planejada pela Subseção de Meio Ambiente e pelo CEA, no vislumbre de dar continuidade ao aperfeiçoamento metodológico e técnico das iniciativas de promoção da Educação Ambiental, no âmbito da família garança. Assim como a visita anterior (realizada no Aterro Sanitário de Brasília), o estudo de campo permitiu o desenvolvimento de novas percepções e habilidades em todos os envolvidos. Além disso, proporcionou aos alunos do CEA o contato com os atuais desafios da problemática socioambiental de gestão dos RSUs.  

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Uma atividade pedagógica exitosa

Realizamos com muito êxito o I Seminário Temático de Educação Ambiental e Sustentabilidade. Esse evento didático pedagógico de educação ambiental aconteceu no dia 30 de outubro de 2018, no Colégio Militar de Brasília, mas especificamente no âmbito do Anfiteatro 3.
O público alvo desse trabalho, esteve circunscrito aos alunos do Clube de Estudos Ambientais do Colégio Militar de Brasília.
Aluno Guilherme tecendo considerações sobre o Bioma Cerrado
Proporcionar o desenvolvimento da capacidade de pesquisa, sistematização do conhecimento, raciocínio e reflexão em tornos de temas e problemas ambientais contemporâneos, foi o principal objetivo dessa atividade de ensino. 
Alunos Henrique e Luiza Moraes explicando sobre a importância socioambiental dos corredores ecológicos
Todos os alunos expositores foram orientados metodologicamente á empreender uma pesquisa de aprofundamento em artigos científicos disponibilizados internet. Uma vez realizada a pesquisa, os discentes foram aconselhados a preparem sua apresentação teórica por meio do programa Power Point, no tempo de aproximadamente 5 minutos. Essa exigência temporal se fez necessária, para que pudéssemos abrir um espaço dialético ante o tema que foi exposto. Entendemos que a dialogia é fundamental para a construção de novos saberes e ressignificação de experiências e olhares.  
Alunos Bouças e Thayane discorrendo sobre os impactos ambientais causados pelos dejetos da suinocultura
Temas desenvolvidos no seminário
Agricultura orgânica, convencional e industrial
Agroecologia
Bioma Cerrado
Plantas hemiparasitas do cerrado - Erva-de-passarinho
Assoreamento dos rios
Sucessão Ecológica
Estação meteorológica
Serrapilheira
Impactos ambientais causados pelos dejetos da suinocultura
Líquens e sua importância ambiental
Desperdício de alimentos
Agrotóxicos
Ecoturismo
Agenda 21
Plano Diretor
Corredores ecológicos
Alunos Isabela Costa e Vinícius explanando a respeito da Agenda 21
Conclusão
Acreditamos que o I Seminário Temático de Educação Ambiental e Sustentabilidade conseguiu atingir sua finalidade pedagógica. 
Muitos alunos relataram escrita e verbalmente, que a pesquisa do tema e a participação no seminário, contribuíram sobremaneira para seu crescimento intelectual. Igualmente afirmaram que essa modalidade didática foi de grande importância no que diz respeito a uma compreensão mais ampla do meio ambiente e sua complexidade.

terça-feira, 30 de outubro de 2018

VISITA DE ESTUDOS AMBIENTAIS NO PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA

O Clube de Estudo Ambientais do Colégio Militar de Brasília, desenvolveu no dia 29 de outubro de 2018 uma atividade de educação ambiental (alunos do 6º Ano do Fundamental e do Ensino Médio), centrada na conscientização de como são importantes do ponto de vista socioambiental as Unidades de Conservação (UCs).
Uma Unidade de Conservação é uma extensa área natural, instituída pelo Poder Público, e que tem a função de proteger e conservar os atributos bióticos (fauna e flora), estéticos ou culturais ali existentes, importantes para a qualidade de vida da população local e para a proteção dos ecossistemas regionais.
A Unidade de Conservação visitada pelo CEA/CMB foi o PARQUE NACIONAL DE BRASILIA, também conhecida popularmente como "água mineral". 
http://parquenacionaldf.blogspot.com/2011_12_02_archive.html
Parque Nacional de Brasília
A história do surgimento do Parque Nacional de Brasília está intimamente relacionada com a construção de Brasília. Essa importante Unidade de Conservação do Distrito Federal, tem como principais objetivos:

  • proteger os rios fornecedores de água potável á Capital Federal;
  • manter a vegetação do bioma cerrado em estado natural;
  • contribuir para o equilíbrio das condições climáticas e evitar a erosão dos solos no Distrito Federal;
  • preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica;
  • possibilitar a realização científicas e a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de recreação e o turismo ecológico.
O parque Nacional de Brasília foi criado em 29 de novembro de 1961. Possui uma área de 42.309.01 hectares e abrange as regiões administrativas de Brasília-DF, Sobradinho-DF, e Brazlândia - DF e o município goiano de Padre Bernado. O principal atrativo do parque é a parte das piscinas. Para que gosta de empreender caminhadas, o parque disponibiliza de duas trilhas de pequena dificuldade, a da Capivara com duração de 20 minutos e a do Cristal cujo trajeto pode ser percorrido em até 1 hora. Além disso, o parque protege ecossistemas típicos do Cerrado do Planalto Central e abriga as bacias dos córregos formadores da represa Santa Maria, que é responsável pelo fornecimento de 25% da água potável que abastece o Distrito Federal. 
Uma das piscinas do Parque Nacional de Brasília


Diversos tipos de vegetação compõem a Unidade de Conservação. Dentre elas poder-se-ia citar: mata de galeria pantanosa, mata de galeria não-pantanosa, vereda, cerrado sensu strictu, cerradão, mata seca, campo sujo, campo limpo, campo rupestre, campo úmido e campo de murundus.
A fauna é abundante e diversificada, composta por espécies raras ou ameaçadas de extinção, tais como lobo guará, tatu-canastra, tamanduá-bandeira, jaguatirica, ouriço-caixeiro, gralha-do-campo, papagaio-galego, etc. várias outras espécies não ameaçadas compõem a biodiversidade do parque, a exemplo de mamíferos, aves, anfíbios, peixes e de grupos pouco estudados, como moluscos, crustáceos, insetos e pequenos organismos.
O parque conta com duas piscinas de água corrente, trilhas interpretativas e Centro de Visitantes.

Serviços ecossistêmicos
O parque Nacional de Brasilia presta os seguinte serviços ecossistêmicos:

  • Água potável
  • Ar puro
  • Umidade
  • Amenização da temperatura
  • Proteção do patrimônio genético
  • Proteção do solo

Atividades pedagógicas em Educação Ambiental 
Inúmeras foram as atividades pedagógicas que o Clube de Estudo Ambiental desenvolveu com os alunos no âmbito do Parque Nacional de Brasília. 
A primeira atividade pedagógica foi a visita ao Centro de Visitantes. Nesse local os discentes assistiram palestras que tematizaram como se deu o processo de criação do Parque Nacional de Brasília. Num segundo momento um outro palestrante assomou a tribuna e predicou sobre os aspectos socioambientais (ecológicos, econômicos, socais, políticos, institucionais, etc.) do parque. 
Alunos assistindo um palestra sobre os aspectos geográficos, biológicos,
cênicos e sociais do Parque Nacional de Brasília
Terminada as palestras, os alunos foram solicitados para a realização de uma trilha interpretativa. 
A trilha interpretativa é uma das ferramentas de educação ambiental que ajuda a promover a percepção dos alunos, de modo que possam despertar o interesse pela preservação e conservação da natureza. Uma trilha interpretativa bem planejada, constituem importante instrumento pedagógico de aproximação do homem com a natureza.
Durante a viabilização da trilha ecológica foi possível destacar vários conceitos relacionados a questão ambiental. Nessa atividade foram trabalhados os conceitos de cadeia e teia alimentar, ciclo hidrológico, solo, ar, biodiversidade, espécies exóticas e invasoras, componentes bióticos e abióticos, Unidades de Conservação, APA, etc.

Alunos durante a trilha interpretativa sendo orientados sobre os impactos ambientais causados por uma  espécie exóticas 
Considerações finais 
A visita de estudos ambientais empreendida ao Parque Nacional de Brasília foi muito fecunda em termos de aprendizado ambiental. A metodologia das palestras e da trilha interpretativa, foram de grande relevância para o desenvolvimento de uma mentalidade de cuidado, respeito e amorosidade ante a natureza. 
Todos os alunos perceberam na prática que nós somos a natureza. Que somos um elo muito importante da teia da vida. Tudo que fazemos ao meio ambiente, reverberá sobre nós mesmos. Se cuidarmos do meio ambiente, a natureza igualmente continuará ofertando prodigamente seus inúmeros serviços ecossistêmicos. Todavia, se vilipendiarmos a Mãe Terra em face de nossas ambições desmedidas, ignorância e improbidade, indubitavelmente estaremos engendrando nossa própria ruína e morte. 
Em resumo, essa atividade pedagógica conseguiu não somente difundir conceitos ambientais aos alunos, como também favoreceu o desenvolvimento de uma sensibilidade e percepção ambientais promotoras de uma consciência de preservação e conservação do meio ambiente.

Referências
http://www.icmbio.gov.br/portal/visitacao1/unidades-abertas-a-visitacao/213-parque-nacional-de-brasilia.html - Acesso em 29/10/18

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

O CEA NO 3º DESAFIO GLOBAL DO CONHECIMENTO DO SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL

Nos dias 02 a 05 de outubro de 2018, a Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA) realizou, no Colégio Militar de Brasília (CMB), o 3º DESAFIO GLOBAL DO CONHECIMENTO DO SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL (3º DGC-SCMB). Esse notável evento abrangeu todas as áreas do conhecimento e contou com a participação de representações dos 13 Colégios Militares do SCMB, sediados em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Juiz de Fora, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de janeiro, Salvador e Santa Maria. No evento, foram abordados assuntos que circunscrevem demandas da sociedade contemporânea e o eixo temático foi "Inovações para a conservação do meio ambiente e transformação da sociedade do futuro." Paralelamente ao 3º DGC, foi realizada, também, a Feira de Ciências do SCMB. Durante o 3º DGC, o Clube de Estudos Ambientais do Colégio Militar de Brasília (CEA-CMB), teve duas participações significativas. A primeira foi a apresentação, durante a Feira de Ciências, de projetos e pesquisas que estão sendo implementadas pelos alunos e alunas do CEA.
Alunos do CEA-CMB apresentando trabalhos científicos durante a Feira de Ciências/3º DGC-SCMB


Outra participação do CEA ocorreu durante a Cerimônia de Semeadura Direta do Espaço de Educação Ambiental (Trilha Interpretativa do Cerrado) do Colégio Militar de Brasília. Na ocasião, estiveram presentes o Diretor de Educação Preparatória e Assistencial,  General de Divisão Flávio Marcus Lancia Barbosa, o Comandante do CMB, Cel Moraes, os Professores Coordenadores do CEA-CMB, Major Fraga/Prof. Salomão, além de alunos e alunas associadas ao Clube. 
Gen Lancia e Cel Moraes, acompanhando a semeadura direta de gramíneas e arbustos nativos do Cerrado.



Na ocasião, foi empreendida a semeadura direta de gramíneas e arbustos nativos do Bioma Cerrado. As sementes foram gentilmente cedidas pela Associação dos Coletores de Semente Cerrado de Pé, sediada em Alto Paraíso de Goiás. Merece destacar que essa atividade foi conduzida pelo Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Alexandre Bonesso Sampaio
Alexandre B. Sampaio, analista do ICMBio, orientando os alunos CEA-CMB, sobre
a metodologia de semeadura das gramíneas e arbustos do Cerrado na Trilha Interpretativa do Cerrado.
Alunos e alunas do CEA-CMB empreendendo a semeadura direta  de gramíneas e arbustos nativos do Cerrado. 


Considerações Finais
O 3º DGC-SCMB, assim como o CEA-CMB, conseguiram atingir o seu nobre desiderato de promover a difusão de uma cultura voltada para a conservação do meio ambiente e construção de uma sociedade mais sustentável. Particularmente, agradecemos o apoio recebido do Alexandre B. Sampaio e do Comandante do CMB, Cel Moraes. Uma educação ambiental verdadeiramente sócio transformadora perpassa não apenas a teoria ambiental mas, igualmente, ações pedagógicas centradas na concretude socioambiental e na formação do sujeito ecológico.

Melhor método para resolução de conflitos


Martin Luther King jr. foi pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. Em 14 de outubro de 1964 King recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo combate à desigualdade racial através da não violência.
Nasceu em 15 de janeiro de 1929, Atlanta, Geórgia, EUA. Foi assassinado em 04 de abril de 1968, em Memphis, Tennessee, EUA.

(WIKIPÉDIA)