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sexta-feira, 9 de março de 2018

PARCERIA PEDAGÓGICA ENTRE O CLUBE DE ESTUDOS AMBIENTAIS
 E A ASSOCIAÇÃO PARQUE ECOLÓGICO DAS SUCUPIRAS. 



O Clube de Estudos Ambientais do Colégio Militar de Brasília - CEA/CMB, está consolidando uma parceria com a APES - Associação Parque Ecológico das Sucupiras´.

Professor Fernando apresentando o bioma cerrado do Parque Ecológico das Sucupiras
Objetivo Geral
  • Fomentar uma educação ambiental que promova à formação de valores, atitudes e habilidades que propiciem uma atuação individual e coletiva voltada para a prevenção, a identificação e a solução de problemas ambientais. 

Objetivos Específicos
Esperamos que ao final desse processo educativo os alunos adquiram: 
  • uma maior consciência e responsabilidade ambiental;
  • capacidade de planejar e executar atividades com objetivos a médio e longo prazo;
  • capacidade de trabalhar em equipe, de um modo que permite participação e criatividade.
  • conhecimento e valorização do Cerrado, bem como uma maior conscientização sobre a necessidade de preservar esse importante bioma.

Associação Parque Ecológico das Sucupiras
A APES é uma organização comunitária, sem fins lucrativos, fundada em 2001, que promove a conservação de uma área de cerca de 26h de extensão, na margem oeste sul do Eixo Monumental de Brasília. Nessa importante área urbana há um remanescente de vegetação nativa, última área de cerrado ainda preservado na região central de Brasília. Por sua proximidade à Catedral Militar Rainha da Paz, à Praça do Cruzeiro e ao Memorial JK, o parque possui grande potencial como área de lazer e turismo, principalmente devido à beleza do cenário natural. 
Além dessas possibilidades, a Associação Parque Ecológico das Sucupiras, entende que o parque também pode ser utilizado para atividades de educação ambiental. O Colégio Militar de Brasília por meio do CEA já esteve lá, em 2017, mas precisamente em 14/06, por um grupo de 15 alunos, acompanhados dos professores Salomão de Biologia e Fernando Lopes, de Artes, assim como do professor de Ilustração Científica da UnB, Marcos Ferraz. Nessa ocasião, os alunos realizaram desenhos de observação botânica. 
Professor Fernando apresentando o Parque Ecológico das Sucupiras
aos alunos do CEA e ao professor Salomão
Importa destacar que essa visita ocorreu após uma aula, previamente realizada no colégio, com a supervisão do professor de Biologia, Major Fraga, na qual o professor Marcos expôs aspectos práticos e teóricos de sua disciplina. A atividade foi registrada na página do site do CMB.
A parceria que estamos concretizando junto a APES prevê um trabalho sistemático de preservação e recuperação do cerrado. A ideia é darmos continuidade ao trabalho socioambiental que já vem sendo empreendido magistralmente pela Associação Parque Ecológico das Sucupiras, ampliando assim, ações que comprovadamente, alcançaram bons resultados.

Metodologia
A viabilização dessa parceria CEA/APES obedecerá metodologicamente o o seguinte trâmite:Pmeiramente incrementaremos as ações de prevenção ao fogo, com a retirada da vegetação invasora, notadamente o capim brachiaria. A retirada do capim é a mais importante ação na prevenção aos incêndios. Evitando a propagação do fogo com a retirada de material combustível, esse trabalho garante que as pequenas árvores possam se desenvolver. De outro modo, a destruição causada nesses sinistros tende por extinguir, naquela área, muitas espécies. Observamos também que, com a retirada da brachiaria, a vegetação nativa recomeça a brotar. É possível, então, mantendo de modo continuado algumas práticas de limpeza e restauração, promover a reconstituição do cerrado. Paralelamente, desenvolveremos uma pesquisa sobre germinação e plantio de mudas de Sucupira. Essa espécie, reconhecida e pesquisada por suas propriedades medicinais, não tem ainda sistematizada uma técnica que permita sua reprodução. As árvores que existem são  nativas. 
Todas as atividades serão realizadas ao ar livre. Ao exercício físico proporcionado, é acrescentado o prazer de estar a céu aberto em um ambiente natural, razoavelmente preservado.
Grupos de alunos realizando uma atividade de ilustração científica no Parque Ecológico das Sucupiras
Considerações finais
Esse trabalho de sinergia educacional voltados para questões ambientais está em perfeita sintonia com os princípios educacionais exarados na proposta pedagógica do Colégio militar de Brasília, artigo 225 da Constituição Federal, Lei 9795/99 e outros documentos - ProNEA, Carta de Belgrado, Capítulo 36 da Agenda 21, Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, Declaração de Tessalônica Carta da Terra e outros. 

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