No dia 23 de março de 2017, o Clube de Estudos Ambientais do Colégio Militar de Brasília - CEA/CMB empreendeu uma atividade de educação ambiental na Reserva Ecológica Chapada Imperial - Distrito Federal.
A chapada Imperial é uma reserva ecológica particular que vem sendo preservada desde 1986. Possui uma área de aproximadamente 4800 hectares e está localizada na APA (Área de Proteção Ambiental) de Cafuringa. Atualmente, constitui a maior área particular preservada dentro do DF.
Os objetivos que nortearam nosso trabalho de educação ambiental nessa APA foram: Compreender o que é uma Área de Proteção Ambiental; Desenvolver uma consciência ético moral de respeito e pertencimento ao meio ambiente natural. Nessa atividade de ensino voltada para as questões ambientais conseguimos estabelecer um diálogo teórico conceitual com as disciplinas de Arte, História, Geografia, Ciências Ambientais, Língua Portuguesa, Filosofia e Biologia.
A chapada Imperial é uma reserva ecológica particular que vem sendo preservada desde 1986. Possui uma área de aproximadamente 4800 hectares e está localizada na APA (Área de Proteção Ambiental) de Cafuringa. Atualmente, constitui a maior área particular preservada dentro do DF.
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Vista panorâmica da Reserva Ecológica Chapada Imperial |
A metodologia utilizada na viabilização desse trabalho pedagógico contou com a realização de uma trilha ecológica interpretativa. Durante o percurso da trilha foram empreendidas dinâmicas de grupo: discussão dirigidas; exercício do olhar e escuta sensíveis. Igualmente foram executadas algumas paradas em pontos estratégicos com a finalidade de registrar por meio de vídeos ou fotografias os aspectos cênicos do ecossistema estudado.
Descrição da atividade
Ao chegamos a Reserva Ecológica Chapada Imperial fomos recepcionados pelo responsável e dono da Reserva, Marcio Imperial.
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Instrutor e guia Márcio Imperial comentando algumas particularidades do cerrado |
Após nos ambientarmos, nosso instrutor e guia apresentou-nos um banheiro totalmente sustentável do ponto de vista ecológico, Banheiro Verde. Nele o telhado é feito com telha de embalagem tetrapak prensada; as lâmpadas são de PETs; a fossa é ecológica (os resíduos não contaminam o solo, mas fertilizam o solo); e o aquecedor solar é feito com garrafas PETs, embalagem Tetrapak e tubos de PVC, para aquecer a água do banho.
Depois empreendemos uma trilha ecológica curta com grau de dificuldade leve. Durante o percurso o professor Salomão e o guia Márcio Imperial, tematizaram várias questões ambientais: mata ciliar, mata de galeria, bioma cerrado ( fauna, flora e mosaicos de fisionomias), tipos de solo, impactos de ambientais oriundos do desmatamento do cerrado com vistas a expansão da fronteira agrícola de soja e outros grãos.
Por último visitamos a mini usina hidrelétrica, a qual produz energia para todo o metabolismo da Reserva Chapada Imperial. Ao término da trilha ecológica foi marcado por uma breve palestra do guia Márcio Imperial, onde ele explicou o Projeto Bicho Livre. Esse projeto iniciou-se em 2002 por meio de uma parceria com o Instituto de Meio Ambiente - IBAMA. Tem como objetivo principal a reintrodução de animais silvestres apreendidos do tráfico, no seu habitat natural.
As atividades pedagógicas empreendidas ao longo da trilha ecológica interpretativa não se restringiram unicamente aos aspectos cognitivos. Foram envidados esforços no sentido de despertar nos alunos um sentimento de pertencimento e amor a natureza.
Lamentavelmente, o mundo contemporâneo com seu notável progresso científico tecnológico tem afastado o ser humano do contato com o ambiente natural. Esse distanciamento do homem com a natureza tem sido uma das causas da atual crise ambiental. Nesse contexto uma Educação Ambiental critico reflexiva e humanizadora, muito pode contribuir com a formação de futuros profissionais e cidadãos comprometidos com a edificação de uma sociedade justa e ambientalmente sustentável. O ser humano não pode pensar em desenvolvimento exclusivamente do ponto de vista econômico. Essa visão distorcida além de ser ecologicamente predatória é socialmente desumanizadora. Inúmeras civilizações colapsaram e desapareceram porque vitalizaram esse modelo perverso que privatiza a lucratividade e socializa a crise ambiental. Todo paradigma de progresso e crescimento divorciado do amor ao próximo e do respeito a integridade dos ecossistemas naturais está predestinado ao fracasso.
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http://www.infap.org.br/page1.php |
Avaliação
A avaliação foi empreendida por meio da observação de como os alunos estavam participando nas atividades desenvolvidas. Também foi solicitado um relatório e uma pesquisa dos temas que foram nosso objeto de estudo.
Referencia
GUIMARÃES, S. T. de L. Dimensões da Percepção
e Interpretação do Meio Ambiente: vislumbres e
sensibilidades das vivências na natureza, OLAM –
Ciência & Tecnologia, Rio Claro, v. 5, n. 1, p. 202-
219, maio 2004.
LIMA, S. T. Paisagens & ciganos. 1996. Tese
(Doutorado em Geografia) - Instituto de Geociências
e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista,
Rio Claro/SP, 1997.
LIMA, S. T. Trilhas interpretativas: a aventura de
conhecer a paisagem. Cadernos Paisagem.
Paisagens 3. Rio Claro: UNESP, 1998, p.39-44.
SCHWEITZER, A. Decadência e regeneração da
cultura. São Paulo: Melhoramentos, 1959.
SILVA. A.S. A prática pedagógica da educação ambiental: um estudo de caso sobre o Colégio Militar de Brasília - Dissertação de Mestrado, UNB, 2008.
6562-Ana Pessôa-105
ResponderExcluirNa atividade de campo realizada na reserva ecológica chapada imperial nós aprendemos diversas coisas sobre o clima, a vegetação, como é que funciona um banheiro ecológico, como funciona uma reserva ecológica e aprendemos também um pouco mais sobre a região em que vivemos. As coisas que mais me marcaram foram ter essa oportunidade de conhecer mais sobre a vegetação do cerrado, da utilização das plantas para fins medicinais e lucrativos e poder ter o conhecimento de algumas plantas que estão entrando em extinção. Essa experiência de sair do ambiente escolar para ver um pouco mais de perto a natureza foi incrível em vários aspectos, pois me deixou muito animada para continuar com esse estudo sobre a vegetação e como podemos melhorar a convivência entre os humanos e a natureza.
OK Carol! Parabéns pelas suas contribuições. Muito legal observar seu aprendizado e perspectivas com as atividades do CEA. Seja bem vinda!
ResponderExcluir6319-Thalles Leite-214
ResponderExcluirFui um dos três alunos do segundo ano convidados pelo professor Salomão a acompanhar a ele e os alunos do primeiro ano num passeio pela Chapada Imperial. Foi ótimo ter contato com a natureza, sendo conduzido por um guia muito simpático, e com os alunos recém-chegados ao CEA. Não há nada melhor do que a sensação de transmitir o que aprendemos durante um ano de clube aos novatos, relatando passeios e reuniões que fizemos e ver o interesse deles pelo clube se desenvolvendo. Aprender e observar o bioma que vivemos também foi um dos pontos altos da trilha, pois descobrimos várias curiosidades e informações sobre o ambiente ao nosso redor.
Muito legal suas observações Thalles! Parabéns por ser convidado para a Trilha Ecológica e Interpretativa na Chapada Imperial. Essa distinção é o resultado do seu interesse e contribuições com o Clube. Vamos em frente!!!
ExcluirDurante a visita á Chapada Imperial, dentre outros aprendizados, pudemos conhecer diversas espécies em seu ambiente natural. Esse contato tão próximo com a natureza nos faz perceber a importância da conservação e aprender sobre esse ecossistema tão rico que é o Cerrado, de uma maneira muito mais profunda e humana do que o que estamos acostumados, de dentro das bibliotecas, e salas de aula.
ResponderExcluirTenho certeza que essa experiência marcará a muitos como me marcou, sendo o meu primeiro contato com o Cerrado.
7359-Rafael Araújo-105
ResponderExcluirAo fazer uma visita à Chapada Imperial foi possível absorver diversos conhecimentos sobre a natureza em geral.Como por exemplo o banheiro ecológico no qual foram incorporados apenas objetos e/ou materiais recicláveis como caixas de leite e garrafas pet. Além disso consegui aprender muito sobre a variedade de espécies e vegetação que lá habitam, como se correlacionam e quais são as características únicas que cada um desses seres usa para sobreviver em meio ao clima que se destaca por ser muito quente e árido. Conclui-se então que a visita a essa reserva é uma ótima maneira de se aprender não apena maneiras de tornar a vida mais ecologicamente sustentável, mas também ensinamentos e conhecimentos que são excelentes para passar adiante. Sou novo no CEA e mesmo assim pude perceber logo de cara o quão importante é conhecer bem não só natureza mas também tudo o que nos cerca.
Desculpa eu ter demorado para postar. Era para eu ter postado anteontem mas não estava conseguindo acessar minha conta do google.
ExcluirA visita à Chapada Imperial foi uma grande experiência. O contato com a natureza e as novas informações que recebemos do guia serviram de grande aprendizado e nos faz pensar em como podemos ajudar o nosso meio ambiente. "Um beija-flor voava da cachoeira ao fogo, levando gotas d'água em seu pequeno bico, tentando amenizar o grande incêndio.", frase mencionada pelo nosso guia, mostra que não importa o quão insignificantes pareçam nossas ações, estamos fazendo a nossa parte para proteger o que é nosso. As lâmpadas de garrafa pet e o teto feito com caixas de leite são coisas pequenas, mas que devem ser seguidos como exemplo para que se torne algo grande. Nesse encontro compartilhamos um pouco das nossas experiências do ano passado com os novos integrantes do CEACMB, que se mostraram muito interessados e sempre participando. A vegetação do tipo Cerrado vista nos conta um pouco da história do local e como eram e são usadas. A visita foi muito gratificante e espero que possamos voltar.
ResponderExcluirAluna: Yohanna
Número: 6303
Turma: 210