O Clube de Estudos Ambientais do Colégio Militar de Brasília, promoveu no dia 08 de junho, uma Trilha Ecológica Interpretativa. O local visitado que nos serviu como instrumento
básico de uma educação ambiental ao ar livre, foi o Parque Olhos D'Água, também conhecido como Parque Ecológico e de Uso Múltiplos Olhos D'água.
Um breve histórico
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Major Fraga, prof. Salomão e os alunos do Clube de Estudos Ambientais do Colégio Militar de Brasília |
Fundado em 1994 o Parque Olhos D'água é um parque público, ecológico e
de lazer localizado no Distrito Federal, na região administrativa de
Brasília, Asa Norte, nas quadras SQN 413 e 414. Possui aproximadamente
uma extensão de 21 hectares.
Registros históricos assinalam que no lugar onde se encontra
atualmente o Parque, havia um aglomerado de invasões antrópicas. No
entanto, a comunidade circunjacente, percebendo que os invasores humanos
estavam provocando impactos ambientais negativos, tais como
desmatamento, queimadas, destruição de nascentes, acúmulo de lixo,
tráfico de entorpecentes e outros, se reuniu e em sinergia com o poder
público idealizaram um projeto de parque ecológico urbano. Para que o
projeto do Parque Olhos D'água, se materializasse, foi preciso que o
Governo do Distrito Federal (GDF) investisse cerca de R$ 700 mil para
urbanizar e proteger a área.
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Vista aérea do Parque Olhos D'Água (http://www.atravessarfronteiras.com.br) |
O parque possui uma pista de cooper de mais de 2Km, um parque
infantil, circuito de exercícios físicos, além de uma trilha interna.
Cotidianamente, ele é visitado pela comunidade da Asa Norte e entorno.
O Olhos D'água, é fiscalizado por policiais do batalhão Florestal da
Polícia Militar do DF. O parque é subordinado à Secretaria de Meio
Ambiente e Recursos Hídricos do DF. É cercado seu limite e têm
seguranças que trabalham no local 24 horas.
Há um quiosque de madeira onde acontecem eventos culturais dos mais variados matizes.
Flora e fauna
A vegetação típica da região, o Cerrado, é preservada no parque. Contudo
pode se ver ainda resquícios de espécies da antiga ocupação, que era de
pequenas chácaras, como bananeiras, mangueiras, figueiras, etc.
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Cerrado ladeando uma trilha (http://www.guiadameninada.com) |
No que diz respeito a flora nativa, destaca-se o angico, a espécie mais
numerosa no parque. Aparecem igualmente as raras e interessantes
trepadeiras "Papo de Peru", principalmente junto à ponte sobre o riacho
da Lagoa do Sapo. (O nome Lagoa do Sapo vem da denominação de uma antiga
Sociedade Amigos do Parque Olhos D'água).
A fauna é bastante diversificada, principalmente nas aves e insetos. Dentre os mamíferos já foram observados, gambás e preás.
Um dos maiores problemas
Um dos maiores problemas do parque, é a mania de alguns visitantes de
soltura no local de espécies exóticas, que, encontrando um nicho
ecológico vazio, passam a dominar as espécies nativas. Como exemplo, é o
caso lamentável das tartarugas tigre d'água asiáticas, que existem em
grande número na Lagoa do Sapo, onde também estão em expansão patos
domésticos e tilápias.
Outro fato negativo é a atitude de certos frequentadores em levar pão
para alimentar os animais da Lagoa. Esse comportamento aparentemente
generoso, é muito preocupante do ponto de vista ecológico e sanitário,
visto que acaba atraindo uma enorme quantidade de ratos e ratazanas para
o âmbito do parque. A alguns anos atrás, um casal de coelhos foi solto
na área do parque e começou a reproduzir até chegarem a aproximadamente
40 filhotes. Felizmente, todos os coelhos foram retirados por técnicos
ambientais.
A trilha ecológica Interpretativa
As trilhas ecológicas se apresentam como uma importante ferramenta de Educação Ambiental, porquanto faculta tornar o conhecimento trabalhado em sala de aula, pertinente, contextualizado, real e dinâmico. Essa metodologia didático pedagógica, objetiva não somente a transmissão de saberes ambientais, mas igualmente fomentar atividades que favoreçam o desenvolvimento de uma consciência pautada na ética da sustentabilidade.
A trilha ecológica Interpretativa
As trilhas ecológicas se apresentam como uma importante ferramenta de Educação Ambiental, porquanto faculta tornar o conhecimento trabalhado em sala de aula, pertinente, contextualizado, real e dinâmico. Essa metodologia didático pedagógica, objetiva não somente a transmissão de saberes ambientais, mas igualmente fomentar atividades que favoreçam o desenvolvimento de uma consciência pautada na ética da sustentabilidade.
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Transformando uma trilha ecológica em espaço de aprendizagem ambiental |
- Conceito de ecossistema e teia de relações biótica e abiótica;
- Diferença entre ecossistema natural e ecossistema antrópica;
- Ciclos biogeoquímicos da água, do carbono, do oxigênio e do nitrogênio;
- Interações entre cadeia e teia alimentar;
- Relações ecológicas harmônicas e desarmônicas
- Serviços ambientais prestados pelas árvores;
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Major Fraga explicando a teia de relações que uma árvore estabelece com os elementos bióticos e abióticos do ecossistema do Parque Olhos D'Água |
- Importância ecológica das matas ciliares e os impactos ambientais decorrentes da remoção das mesmas;
- O perigo da inserção de plantas e animais exóticas no equilíbrio ecossistêmico do Parque Olhos D'Água;
- Efeitos negativos da eutrofização no ecossistema da Lagoa do SAPO.
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Constatação de um processo de eutrofização exagerada no ecossistema da Lagoa do SAPO |
Considerações Finais
Verificou-se que a experiência da Trilha Ecológica Interpretativa no ecossistema do Parque Olhos D'Água, foi capaz de promover a sensibilização e a aprendizagem de alguns conceitos ecológicos fundamentais, assim como, determinados princípios que fundamentam a sustentabilidade socioambiental. Nesse contexto merece destaque a participação ativa dos alunos e os comentários expendidos pelos mesmos, tanto in loco, quanto no próprio, Blog do CEACMB.
Em resumo, a trilha ecológica interpretativa mostrou-se motivadora para os alunos e eficaz no processo ensino aprendizagem da Educação Ambiental em sua perspectiva multidimensional.
Verificou-se que a experiência da Trilha Ecológica Interpretativa no ecossistema do Parque Olhos D'Água, foi capaz de promover a sensibilização e a aprendizagem de alguns conceitos ecológicos fundamentais, assim como, determinados princípios que fundamentam a sustentabilidade socioambiental. Nesse contexto merece destaque a participação ativa dos alunos e os comentários expendidos pelos mesmos, tanto in loco, quanto no próprio, Blog do CEACMB.
Em resumo, a trilha ecológica interpretativa mostrou-se motivadora para os alunos e eficaz no processo ensino aprendizagem da Educação Ambiental em sua perspectiva multidimensional.
Pedro lucas, 12 de junho de 2016 11:00
ResponderExcluirA atividade do passeio no parque Olhos D'Água além de um momento de lazer foi uma forma de aprendizagem em que na prática aprendemos sobre espécies ali viventes e sobre o comportamento de um lugar que volta para as mãos da natureza. Aprendemos sobre as espécies nativas e invasoras e o que isso interfere nesse meio natural, além da observação dos riachos ali presentes. Concluindo a atividade teve a importância de nos botar em contato com o que estudamos na teoria
Aluno: Pedro Lucas
ExcluirNúmero:6293
Turma:113
Essa excursão ao parque olhos d'Água além de divertida foi extremante explicativa, os professores conseguiram usar muito bem a trilha ecológica para o aprendizado bem como a diversão, não a tornando chata e repetitiva. Sobre os aprendizados, foi muito bom a experiência pois os professores ao explicarem mostravam também , um exemplo bem na nossa frente o que facilitou muito o aprendizado, na trilha aprendi como a natureza é inteligente e autossuficiente, como até a inclinação das folhas importam para a captação de água, a trilha também representou alguns exemplos de árvores que cresceram mais por estarem à sombra de outras árvores, logo ela precisava se sobrepor às outras árvores para a obtenção de luz, também gostaria de destacar como a própria queda das folhas serve como adubo para as árvores mostrando que a natureza é um círculo fechado. O "capim gordura" foi outra coisa que com a exemplificação ficou mais claro para mim, o mesmo cresce por cima da vegetação nativa causando sombreamento e morte dessa vegetação. A "lobeira" também, árvore com propriedades medicinais, que ficou conhecida por esse nome já que o lobo guará, reconheceu essas propriedades e a come . Em síntese pôde-se dizer que a trilha foi além de muito informativa, foi muito divertida, já que ao final da trilha tivemos nosso momento de diversão e lazer.
ResponderExcluirAluno: Muniz
Numero :5270
Turma : 107
A excursão feita no parque olhos d'Água foi de muitíssimo aprendizado e intelecto de tal forma que a explicação feita pelos professores foi clara e concisa tal fato é explicado devido à poder associar o que estava em estudo e a sua explicação.
ResponderExcluirObservou-se também a vivência dos animais em seu habitat natural sem expressar medo ou difícil contato ao ser humano no momento em que adentrou sua morada.Logo durante toda a trilha ecológica pôde-se fazer uma associação ao conhecimento adquirido de forma divertida sem ficar preso a uma aula sem a total interação aluno e professor.
Aluno:cardoso junior
Nr:5321
T:114
A visita ao Parque olhos d’água foi uma grande oportunidade para os alunos do clube de estudos ambientais, onde puderam ver de perto como funcionam os mecanismos de defesa de algumas espécies do cerrado. Essa experiência foi bastante gratificante, pois colocamos em prática o que aprendemos na palestra anterior sobre unidades de conservação, diferenciando as espécies nativas exóticas e invasoras, seus benefícios e riscos para o ambiente e para o funcionamento das espécies em geral. Incrível como as formigas, seres tão minúsculos podem ajudar a manter um equilíbrio ambiental e também muito interessante a relação dos cupins com a presença ou não de árvores. O conhecimento adquirido durante essa tarde é de estrema importância. As informações emitidas pelo professor foram de fácil entendimento, já que não estávamos em um ambiente cansativo como a sala de aula e sim tendo uma conversa mais divertida e descontraída.
ResponderExcluirAL LETÍCIA BANDEIRA
N 2025
T 107
Posso definir o passeio ao Parque Olhos D'água, para mim, como uma experiência muito boa. Além do companheirismo que tivemos durante a caminhada, também obtivemos muito conhecimento, não só sobre o parque como também sobre a vegetação do cerrado e sobre comportamentos e modos de convivência e caça de alguns insetos e plantas.
ResponderExcluirVimos diferentes tipos de cascas de árvores, uma extremamente grossa e definida pelos professores como morta, sendo uma forma de proteção da planta aos incêncios frequentes ocorridos no cerrado. Mas além de plantas já grandes, vimos pequenos brotinhos, rodeados de dejetos de outras plantas da área ao seu redor, formando um círculo. Isso serve para que a planta possa crescer bem e sem problemas com a grama que beira entre ela e o círculo. Uma das plantas que me chamou atenção, além da explicação sobre o formato das folhas para uma melhor obtenção de água, foi a Lobeira, chamada assim porque os Lobos do Guará (do cerrado) pulam para alcançar seus frutos, em um processo de herança de costumes na qual a espécie percebeu que aquele fruto ajudava seu estômago na questão de infecções e vermes que poderiam atrapalhar os mesmos.
Sobre insetos; vimos as diversas teias de aranhas, que se posicionavam de forma estratégica em buracos e árvores para que caíssem insetos, assim dando-lhes uma alimentação adequada, sem muitos problemas com a falta da mesma. O professor Salomão também chamou a atenção a uma borboleta em cima de algumas flores, disseminando assim a polinização, uma forma de protocooperação entre a borboleta e a flor, na qual as duas ganham algo. Conversamos também sobre os cupins e as formigas, indicadores de desequilíbrio ambiental, já que com a falta de predadores destes insetos eles acabam por predominar em alguns locais.
Por fim, tenho apenas a agradecer aos professores pela constante preocupação em nos explicar cada detalhe daquele local, com um carinho que chega a ser fraternal de tão admirável. Tenho certeza que todos do Clube de Ciências Ambientais ficaram felizes com o passeio, não só pelas explicações, mas também pela união e diversão que temos e tivemos naquele dia. Obrigada, desde já.
Aluna: Vanessa Ribeiro
Número: 4751
Turma: 113
A visita ao parque “Olhos D'água” proporcionou aos alunos uma experiência em que mesmo quem antes já tenha o visitado viu o mesmo de forma diferente. Com a ida, pude aprender com os professores que as árvores típicas do cerrado contem uma casca morta e grossa cobrindo seus galhos e troncos para se proteção contra secas e queimadas. Pode-se citar também a formação de círculos ao redor das plantas em conjunto com folhas mortas de outras plantas para servir de adubo.
ResponderExcluirOs professores nos apresentaram plantas invasoras do cerrado, como por exemplo o capim-gordura e o capim-baquiara que impedem a entrada de luz no solo impossibilitando a germinação das plantas.
Em geral, aprendemos sobre o ciclo de vida das folhas, as armadilhas feitas pelas aranhas em busca da obtenção de alimento,o desequilíbrio ambiental causado pela falta de predadores para os cupins, as borboletas, que ajudam na polinização das plantas, as plantas que crescem em busca da luz(como vimos no laboratório), as hospedeiras, os passarinhos, e o processo da fotossíntese.
A visita nos mostrou a importância do cerrado e o que podemos fazer para cuidar dele, além de ser um momento divertido e nos tirar da parte teórica vista durante o semestre.
Aluno: Leandro Teixeira
Número: 3440
Sala:114
A visita ao Parque Olhos D´águas foi uma experiência inesquecível, lá aprendi muita coisa sobre as plantas,árvores,os animais e como funciona a natureza do cerrado.Os professores foram muito importantes para o passeio porque sem eles não teríamos uma ótima explicação sobre o Parque.Várias coisas chamaram minha atenção e uma delas foi a "lobeira" que é um alimento que o lobo guará come como se fosse um anestésico outra coisa foi o "capim gordura",planta típica do cerrado que destroi árvores do cerrado e tudo que tiver ao seu redor,isso entre outros conhecimentos foi adquirido por mim nesse passeio.Recomendo muito que os alunos tenham a oportunidade de ter essa experiência que eu tive.
ResponderExcluirAl Gustavo reis
Número: 5337
Turma: 105
A excursão ao Parque Olhos D'água além de nos demonstrar o aspecto do entretenimento também apresentou o aspecto ecológico do parque, do qual é de extrema importância para sociedade. Os professorem tornaram o nosso aprendizado mais dinâmico e compreensível, e nos proporcionaram uma experiencia extremamente diferenciada. Tivemos a oportunidade ver de de perto os diferentes ecossistemas que não são comuns no nosso dia a dia, e as suas funções na natureza. Mas nem tudo que vem da natureza é benéfico, pois se não estiverem em devido lugar prejudicam os outros seres que vivem no ecossistema.
ResponderExcluirAluna: Ana Vitória
A excursão que nós, integrantes do Clube de Estudos Ambientais, fizemos ao Parque Olhos D'água mostrou-nos várias coisas, inclusive: diversas espécies de plantas e animais; a importância da conservação de árvores, visto que essas proporcionam bastante oxigênio, logo uma cidade de ótima convivência; o contato direto com a natureza; informações que completaram a palestra da Bióloga Tainah Corrêa Seabra Guimarães, como: exemplos de espécies exóticas invasoras (capim gordura, ele aparece muitas vezes nas áreas de cerrado e prolifera-se rapidamente, de modo que cria um risco maior de aumento do fogo em casos de incêndio. As explicações dos professores (Salomão e Major Fraga) foram imprescindíveis para o total entendimento do que estava sendo analisado, uma vez que exemplificaram a importância de árvores para os processos que ajudam o ser-humano. A coisa que mais me deixou surpreso (e assustado) foi a espessura da teia da aranha tecedeira, também aprendemos que essa mesma aranha usava a teia para capturar pequenos animais que caminhavam em direção ao córrego.
ResponderExcluirAluno: Thalles Leite;
Número: 6319;
Turma: 114.
A trilha feita no Parque Olhos D'água foi uma forma de aprendermos melhor sobre a natureza, além de ser diverida. Aprendemos sobre os diferentes tipos de árvores existentes no cerrado e como o padrão de suas folhas é importantes e como se adaptaram ao período de seca. Vimos como uma área devastada se recupera e como os animais são importantes nessa recuperação e também como algumas plantas atrapalham esse processo.Além disso, utilizamos conceitos aprendidos na pelestra sobre unidades de conservação. Essa expedição serviu como aprendizado e descontração, mas também como uma forma de nos fazer perceber a natureza a nossa volta. Muitas vezes com a correria do dia-a-dia não prestamos atenção no ecossistema a nossa volta. A visita me fez ver o parque de forma diferente, mesmo estando lá várias vezes nunca havia aprendido tanto, essa visita ne fez vê-lo com outros olhos
ResponderExcluirAluna:Alexandria
Número:3390
Turma:107
A visita ao Parque Olhos D'água foi muito educativa e divertida, além de ter sido muito interessante. Muitas coisas no Parque Olhos D'água são extraordinárias, como as aranhas, as plantas, as árvores, as espécies exóticas, dentre outros. O passeio foi interessante, pois vimos coisas que eu nunca tinha observado ao ir no Parque Olhos D'água antes. O passeio também mostrou como a natureza pode se virar sozinha sem a interferência do homem, mantendo seu equilíbrio. Uma das coisas que me chamou a atenção foi a água brotando do solo, pura e cristalina e própria para o consumo humano.
ResponderExcluirAluno: Pedro Henrique
Número: 3721
Turma: 107
A visita ao Parque Olhos D'água foi muito educativa e divertida, além de ter sido muito interessante. Muitas coisas no Parque Olhos D'água são extraordinárias, como as aranhas, as plantas, as árvores, as espécies exóticas, dentre outros. O passeio foi interessante, pois vimos coisas que eu nunca tinha observado ao ir no Parque Olhos D'água antes. O passeio também mostrou como a natureza pode se virar sozinha sem a interferência do homem, mantendo seu equilíbrio. Uma das coisas que me chamou a atenção foi a água brotando do solo, pura e cristalina e própria para o consumo humano.
ResponderExcluirAluno: Pedro Henrique
Número: 3721
Turma: 107
A visita ao Parque Olhos D'Água foi muito interessante, principalmente para vermos nosso ecossistema com outros olhos( um olhar mais cientifico), pois na correria do dia-a-dia não percebemos. Observamos o quanto o ecossistema se adapta ao clima e as circunstancias para sobreviver, no caso do cerrado as arvores tem casca grossa, para não perder água e sobreviver as queimadas. Algumas especies de plantas "intrusas" atrapalham a vegetação do lugar.De maneira bem descontraída, podemos aprender sobre varias especies de plantas e arvores do cerrado informado pelos professores. E o quanto a interferência do homem no ecossistema pode afetar e degradá-lo, no caso o lago cheio de musgo, improprio para o uso.
ResponderExcluirAluna: Bárbara de Sá
Numero:3394
Turma:107
O encontro que o biodiversidade teve no Parque Olhos D'Água foi muito importante, pois nele aprendemos e entendemos mais sobre o ecossistema, a vegetação, a natureza em si; e sobre o "habitat natural" das plantas, além de características não sabidas antes (pelo menos por mim). Nesse passeio, obtivemos o conhecimento necessário para passar a cuidar melhor da natureza, após ela ter me encantado mais, principalmente por sua biodiversidade. Que me lembre, nunca havia ido a este parque, mas ele conseguiu mudar meu olhar, e me mostrar aquilo que eu não estava realmente enxergando: toda a natureza deve ser conservada, para ficar linda daquele jeito. Também nos mostrou um lado na natureza que eu achava não ser nada de mais, por isso nunca procurei saber: Que para o e ecossistema ficar equilibrado, devemos por cada um em seu lugar, já que a natureza, por ter espécimes imensas, faz ter plantas de todos os tipos onde não deveria estar, pois é como se elas entrassem de penetra em uma festa a qual não foi convidada... Devemos cuidar dela, e tomar precauções para a biodiversidade ficar estável.
ResponderExcluirAluna: Yasmin Cunha
Turma: 114
Numero: 6600
A trilha ecológica desenvolvida pelo clube de estudos ambientais, no dia 8 de junho, no parque ecológico Olhos D'água, resultou em um grande aprendizado dos alunos do ensino médio. Na atividade referida, os alunos tiveram a experiência de aplicar seus conhecimentos biológicos e ambientais de forma prática, interessante e abrangente. A trilha ecológica iniciou com a chegado dos alunos no parque e com a orientação do professor Salomão e do Major Fraga sobre o que iríamos aprender naquele dia. Em, seguida os aluns tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as características das espécies arbóreas que predominam o cerrado brasileiro, tais como: forma de proteção contra os animais herbívoros, épocas nas quais se manifestam as flores e os frutos, fotoperiodismo e maneiras de proteção contra incêndios. Ademais, o clube teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as nascentes de lagos,fontes naturais, matas ciliares e, principalmente, sobre diversos resultados da ação do homem, não só sobre as espécies arbóreas, mas também sobre espécies como os cupins.
ResponderExcluirAluno: Daniel Henrique
Turma: 302
O encontro que o biodiversidade teve no Parque Olhos D'Água foi muito importante, pois nele aprendemos e entendemos mais sobre o ecossistema, a vegetação, a natureza em si; e sobre o "habitat natural" das plantas, além de características não sabidas antes (pelo menos por mim). Nesse passeio, obtivemos o conhecimento necessário para passar a cuidar melhor da natureza, após ela ter me encantado mais, principalmente por sua biodiversidade. Que me lembre, nunca havia ido a este parque, mas ele conseguiu mudar meu olhar, e me mostrar aquilo que eu não estava realmente enxergando: toda a natureza deve ser conservada, para ficar linda daquele jeito. Também nos mostrou um lado na natureza que eu achava não ser nada de mais, por isso nunca procurei saber: Que para o e ecossistema ficar equilibrado, devemos por cada um em seu lugar, já que a natureza, por ter espécimes imensas, faz ter plantas de todos os tipos onde não deveria estar, pois é como se elas entrassem de penetra em uma festa a qual não foi convidada... Devemos cuidar dela, e tomar precauções para a biodiversidade ficar estável.
ResponderExcluirAluna: Yasmin Cunha
Turma: 114
Numero: 6600
Essa excursão ao parque olhos d'Água além de divertida foi extremante explicativa, os professores conseguiram usar muito bem a trilha ecológica para o aprendizado bem como a diversão, não a tornando chata e repetitiva. Sobre os aprendizados, foi muito bom a experiência pois os professores ao explicarem mostravam também , um exemplo bem na nossa frente o que facilitou muito o aprendizado, na trilha aprendi como a natureza é inteligente e autossuficiente, como até a inclinação das folhas importam para a captação de água, a trilha também representou alguns exemplos de árvores que cresceram mais por estarem à sombra de outras árvores, logo ela precisava se sobrepor às outras árvores para a obtenção de luz, também gostaria de destacar como a própria queda das folhas serve como adubo para as árvores mostrando que a natureza é um círculo fechado. O "capim gordura" foi outra coisa que com a exemplificação ficou mais claro para mim, o mesmo cresce por cima da vegetação nativa causando sombreamento e morte dessa vegetação. A "lobeira" também, árvore com propriedades medicinais, que ficou conhecida por esse nome já que o lobo guará, reconheceu essas propriedades e a come . Em síntese pôde-se dizer que a trilha foi além de muito informativa, foi muito divertida, já que ao final da trilha tivemos nosso momento de diversão e lazer.
ResponderExcluirAluno: Muniz
Número:5270
Turma:107
Na visita ao parque olhos d'Água pude ter um experiência muito agradável na qual pude aprender sobre o crescimento de árvores e das espécies exóticas invasoras.Junto a experiência que detive foi muito bom passear numa excursão do colégio com alunos amigos meus.Concluindo a excursão ao parque foi um sucesso e espero ter outra oportunidade de ir junto ao clube.
ResponderExcluirNome:Raphael Borges
Número:3056
Turma:106
No meu comentário acima não citei a parte extrovertida do passeio no qual pudemos nos divertir com a recriação de escalar paredes e praticar um pouco de "parkour" esse passeio me sensibilizou e me trouxe uma nova mentalidade sobre certos fenômenos ecológicos.
ExcluirO passeio para o parque "olhos d'água" foi muito instrutivo, e ajudou a expandir meu conhecimento sobre a vegetação do cerrado. Nesse passeio a forma como os professores se expressaram foi excelente, fazendo com que eu entendesse muito bem como as plantas do cerrado se protegen de incendios florestais e também como as espécies invasoras prejudicam a vegetação local, vi também que até a inclinação das folhas interfere em como as plantas se desenvolvem. Portanto posso afirmar que a excursão além de instrutiva foi muito descontraída, prendendo a atenção dos alunos e nos divertindo com o aprendizado.
ResponderExcluirAluno:Lucas Ambrósio
Número:5278
Turma:111
O passeio para o parque "olhos d'água" foi muito instrutivo, e ajudou a expandir meu conhecimento sobre a vegetação do cerrado. Nesse passeio a forma como os professores se expressaram foi excelente, fazendo com que eu entendesse muito bem como as plantas do cerrado se protegen de incendios florestais e também como as espécies invasoras prejudicam a vegetação local, vi também que até a inclinação das folhas interfere em como as plantas se desenvolvem. Portanto posso afirmar que a excursão além de instrutiva foi muito descontraída, prendendo a atenção dos alunos e nos divertindo com o aprendizado.
ResponderExcluirAluno:Lucas Ambrósio
Número:5278
Turma:111
A atividade ao parque foi bem interessante onde nos alunos aprendemos muito sobre a natureza e como ela se adapta ao clima, conhecemos especies diferente e vimos especies que não são nativas do local e o que ela faz com as plantas nativas. foi muito interessante e harmonioso. foi uma forma que os professos optaram para transmite o aprendizado de uma maneira mais dinâmica e divertida.Barbara serafim 5648 107
ResponderExcluirA visita ao Parque Olhos D'Água foi muito interessante para os alunos participantes do clube pois tivemos um contato direto com a natureza e onde os professores explicaram muito bem sobre a vegetação presente e diferenciaram as nativas das invasoras que prejudicam a vegetação nativa. Vimos também algumas frutas que servem de comida para certos animais e também observamos as "casas" de alguns outros. A diversão também não ficou de lado onde tivemos para relaxar e nos divertir. A ida ao parque foi muito instrutiva e ao mesmo tempo divertida.
ResponderExcluirAluna: Yohanna
Número: 6303
Turma: 105