No dia 16 de abril, o Clube de Estudos Ambientais (CEA), do Colégio Militar de Brasília (CMB) empreendeu uma visita ao Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), localizado em Brasília, Distrito Federal. Essa visita teve como finalidade conhecer as rotinas e o funcionamento dessa importante unidade da Força Aérea Brasileira (FAB).
Brasão do CINDACTA I
| Alunos do CEA/CMB, Professor Salomão e Cap Marcos |
A visita foi segmentada em três momentos:
1º - Recepção e apresentação de filme
Inicialmente, fomos recepcionados gentilmente pelo Capitão Marcos, o qual nos conduziu para o miniauditório, a fim de assistirmos um filme sobre o papel e a história do CINDACTA. Além disso, o filme apresentou a função estratégica do CINDACTA, no âmbito das Forças Armadas e da aviação civil brasileira.
2º - Palestra do Coronel Aviador Rubem Mülher Schneider
Após a exibição do filme, o Cel Aviador Shneider apresentou a história da aviação civil e militar no Brasil. A palestra foi tão interessante que os alunos promoveram uma série de indagações ao palestrante.
| Cel Shneider em palestra sobre a história da aviação brasileira |
O Cel Shneider fez questão de ressaltar que o CINDACTA I possui o maior volume de tráfego aéreo do país. No total, são cerca de 1.600 movimentos diários, operando em 750 pistas simultâneas. A Unidade administra 17 Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, sul dos estado de Tocantins e do Mato Grosso) e conta com um efetivo aproximado de duas mil pessoas. O Cel Shneider também destacou as missões gerais do CINDACTA: vigilância e controle da circulação aérea e condução das aeronaves responsáveis pela integridade e soberania do espaço aéreo brasileiro.
Áreas de responsabilidade dos CINDACTA no país. Em amarelo, área do CINDACTA I
3º - Visita à sala de controle de tráfego aéreo
Depois da palestra do Cel Shneider, nos dirigimos para a sala de controle do tráfego aéreo. Nesse setor, o Capitão Marcos realizou uma exposição sobre a execução do controle das aeronaves que se encontram sob responsabilidade do CINDACTA I. De "olhos colados" nos monitores, os alunos puderam observar, em tempo real, a execução do controle do tráfego aéreo.
| Sala de Controle de Tráfego Aéreo |
Considerações finais
Conhecer o CINDACTA I representou uma grande oportunidade para os alunos do CEA. Essa unidade da FAB representa o Brasil que funciona e que dá certo; o Brasil que dá certo e que serve, ainda, de referência para outras nacionalidades. Ao final da visita, um aluno disse, com ar de perplexidade: "Quando estamos num avião, a 10 mil metros de altitude, não imaginamos que nossa segurança está nas mãos dos funcionários civis e militares que operam em terra; funcionários do CINDACTA, da FAB."
Referências
http://www.fab.mil.br/noticias/tag/CINDACTA_I
https://www.decea.gov.br/?i=unidades&p=cindacta-i


Nenhum comentário:
Postar um comentário