CMB

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terça-feira, 28 de maio de 2019

LINHAS DE PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO CEA/CMB

No dia 21 de maio, o Clube de Estudos Ambientais (CEA) promoveu um encontro objetivando recepcionar novos alunos e definir grupos de pesquisa científica. Na ocasião, os alunos Thayanne e Bouças, do 3º Ano do Ensino Médio, apresentaram linhas de pesquisa em andamento ("fauna de solo" e "pegada ecológica", respectivamente). 

Aluna Thayanne socializando sua experiência científica com os demais alunos do CEA/CMB

Aluna Gabriela Ortega recepcionando os novos alunos e apresentando os benefícios de ser aluna do CEA/CMB


Após as explanações iniciais, os alunos escolheram linhas de pesquisa para desenvolvimento durante os 2° e 3° Trimestres, do ano letivo de 2019.  


I - Comunidade de Aves

  • Orientador - Major Fraga

Alunos:
Gabriela Ortega - 203
Thayanne - 214
Vasconcelos - 102
Rafaela Andrade - 116
Eduarda Maia - 108
Willian - 215
Giovanna - 214


II - Fauna Edáfica

  • Orientadora: Prof. Scheila

Alunos:
Paz - 202
Gustavo Ló - 212
Caio Pen - 214
João Gabriel - 203
G. Melo - 207
Roberto - 103
Gabriela Ortega - 203
Igor Durand - 201
Giovanna - 214
Gustavo Freire - 214
Tayna Freitas - 202
Willian - 215
Thayanne - 214
Athos - 203
Thayanne - 314 


III - Erva de Passarinho

  • Orientador: Prof. Salomão

Alunos:
Pedro Amorin - 112
Vidigal - 114
Constantino - 107


IV - Vermicompostagem e "Pegada Ecológica"

  • Orientador: Prof. Salomão

Alunos:
Pedro Amorin - 112
Vidigal - 114
Constantino - 107
Manoela Mattos - 213
Caio Paz - 214
Guilherme Souza - 108
Chrystine Souza - 108
Giovana Duarte - 108
Emanuele - 108
Marlon - 104
Madalena - 102
Felipe Alencar - 109
Ana Pessoa - 306
Borges - 108
Mateus Vicente - 112
Moreira - 112
Manula Mattos - 213
Bouças - 312
Cecília Coelho - 109
Amanda Santana - 111
Souza - 109
Alice Lopes - 111
Lara - 109

segunda-feira, 27 de maio de 2019

REUNIÃO DE COORDENAÇÃO

No dia 27 de maio de 2019, foi empreendida uma reunião de coordenação com o objetivo de estabelecer algumas diretrizes e atividades pedagógicas do Clube de Estudos Ambientais do Colégio Militar de Brasília (CEA/CMB), para o 2º trimestre do presente ano letivo. 




Na ocasião foram tangenciados os seguintes pontos:

  1. Programa de visitas externas;
  2. Enquadramento dos alunos nas linhas de pesquisa;
  3. Entrega dos distintivos do CEA/CMB;
  4. Previsão de cursos para os alunos; e
  5. Organização dos conteúdos programáticos (temas ambientais).


Major Fraga/Prof. Salomão
Coordenadores



sexta-feira, 26 de abril de 2019

Plantio de mudas na Trilha Interpretativa do Cerrado

Na manhã de 18 de abril de 2019, o Colégio Militar de Brasília (CMB) ganhou um novo espaço pedagógico e cênico, com o plantio de mudas arbóreas nativas do Bioma Cerrado. Na ocasião, estiveram presentes o Comandante do CMB, Cel Marco André Cardoso de Moraes, o Chefe da Divisão de Ensino (Ch DE), Cel Freitas Costa, o Assessor especial do Chefe da DE, Cel Bandeira, o Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Leonel Neto, além de professores, alunos e convidados. 

Cel Moraes, Cel Freitas Costa, Maj Fraga e Ten Júlio acompanhando
 o plantio de mudas, com a orientação do Pesquisador Leonel Neto

Esse espaço de Educação Ambiental (EA) integra a Trilha Interpretativa "Caminhando pelo Cerrado". A futura Trilha Interpretativa contará com identificação e placas, contendo fotos e informações sobre espécies de plantas e animais do Cerrado, as quais poderão ser observadas durante a caminhada. Esse projeto educativo pretende dialogar, por meio da EA, com diferentes áreas do conhecimento das disciplinas curriculares do CMB. 

Alunos plantando uma muda de quaresmeira (Tibouchina candolleana)

Importa considerar, ainda, que o projeto educativo da trilha também objetiva despertar nos discentes, docentes e visitantes o sentimento de pertencimento à natureza. Equivocadamente, o homem construiu uma visão dicotomizada da natureza, isto é, ele se considera um ser diferenciado dos processos naturais. No entanto, nós integramos os ecossistemas e pertencemos à natureza. Tudo o que o homem faz aos sistemas bióticos reverbera, inevitavelmente, nos processos naturais. Toda a realização humana (seja de forma mental, verbal e/ou atitudinal) interfere positiva ou negativamente em todas as formas de vida e no equilíbrio dinâmico dos sistemas bióticosEm substância, o Homo sapiens (pela capacidade de interferir e modificar os ambientes naturais) representa um elo fundamental na complexa teia da vida.   

Alunos que participaram do plantio na Trilha Interpretativa

O projeto da Trilha Interpretativa ambiciona "religar" essa consciência nos discentes, docentes e visitantes e proporcionar um verdadeiro "encontro de saberes", em prol dos alunos do CMB. 

terça-feira, 23 de abril de 2019

Visita ao CINDACTA I

No dia 16 de abril, o Clube de Estudos Ambientais (CEA), do Colégio Militar de Brasília (CMB) empreendeu uma visita ao Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), localizado em Brasília, Distrito Federal. Essa visita teve como finalidade conhecer as rotinas e o funcionamento dessa importante unidade da Força Aérea Brasileira (FAB). 

                                                                                                                                                                            Brasão do CINDACTA I

Alunos do CEA/CMB, Professor Salomão e Cap Marcos
A visita foi segmentada em três momentos:

1º - Recepção e apresentação de filme
Inicialmente, fomos recepcionados gentilmente pelo Capitão Marcos, o qual nos conduziu para o miniauditório, a fim de assistirmos um filme sobre o papel e a história do CINDACTA. Além disso, o filme apresentou a função estratégica do CINDACTA, no âmbito das Forças Armadas e da aviação civil brasileira. 

2º - Palestra do Coronel Aviador Rubem Mülher Schneider
Após a exibição do filme, o Cel Aviador Shneider apresentou a história da aviação civil e militar no Brasil. A palestra foi tão interessante que os alunos promoveram uma série de indagações ao palestrante. 
Cel Shneider em palestra sobre a história da aviação brasileira
O Cel Shneider fez questão de ressaltar que o CINDACTA I possui o maior volume de tráfego aéreo do país. No total, são cerca de 1.600 movimentos diários, operando em 750 pistas simultâneas. A Unidade administra 17 Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, sul dos estado de Tocantins e do Mato Grosso) e conta com um efetivo aproximado de duas mil pessoas. O Cel Shneider também destacou as missões gerais do CINDACTA: vigilância e controle da circulação aérea e condução das aeronaves responsáveis pela integridade e soberania do espaço aéreo brasileiro.

Áreas de responsabilidade dos CINDACTA no país. Em amarelo, área do CINDACTA I

3º - Visita à sala de controle de tráfego aéreo
Depois da palestra do Cel Shneider, nos dirigimos para a sala de controle do tráfego aéreo. Nesse setor, o Capitão Marcos realizou uma exposição sobre a execução do controle das aeronaves que se encontram sob responsabilidade do CINDACTA I. De "olhos colados" nos monitores, os alunos puderam observar, em tempo real, a execução do controle do tráfego aéreo.

Sala de Controle de Tráfego Aéreo
Considerações finais
Conhecer o CINDACTA I representou uma grande oportunidade para os alunos do CEA. Essa unidade da FAB representa o Brasil que funciona e que dá certo; o Brasil que dá certo e que serve, ainda, de referência para outras nacionalidades. Ao final da visita, um aluno disse, com ar de perplexidade: "Quando estamos num avião, a 10 mil metros de altitude, não imaginamos que nossa segurança está nas mãos dos funcionários civis e militares que operam em terra; funcionários do CINDACTA, da FAB." 


Referências
http://www.fab.mil.br/noticias/tag/CINDACTA_I
https://www.decea.gov.br/?i=unidades&p=cindacta-i

segunda-feira, 22 de abril de 2019

TERÇAS SUSTENTÁVEIS - O USO DO SENSORIAMENTO REMOTO PARA ESTUDO DO MEIO AMBIENTE

Palestrante
Professor Dr. Frank - Físico

Objetivo
  • Comentar sobre a contribuição do sensoriamento remoto como ferramenta na gestão hídrica e ambiental.
Público-Alvo
Alunos do CEA/CMB

Data
30/04/2019

Local
Anfiteatro 05

Professor Frank, doutor em Física

quarta-feira, 10 de abril de 2019

PALESTRA SOBRE OS BANCOS DE GERMOPLASMA

No dia 02 de abril, o Clube de Estudos Ambientais (CEA) do Colégio Militar de Brasília (CMB) teve a grata e honrosa satisfação de receber o Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Dr. Leonel Gonçalves Pereira Neto

Minicurrículo do pesquisador
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1983), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (2004) e doutorado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho (2016). Tem experiência na área de Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: banco de germoplasma, germinação, conservação, recursos genéticos e germoplasma.

Dr. Leonel Neto, pesquisador da Embrapa

A palestra
Na ocasião, o eminente estudioso empreendeu uma brilhante palestra sobre os bancos de germoplasma. Fundamentalmente, sua expositiva esteve ancorada nas seguintes ideias:

- Conceitualização de germoplasma
 Materiais biológicos que contém o material genético de uma espécie. Os bancos de germoplasma são unidades conservadoras de material genético para usos imediatos ou com potencial de usos futuros.    

Alunas do CEA observando lote de germoplasmas de milho

- Categorias de germoplasmas
  De acordo com a Embrapa, existem as seguintes categorias de germoplasma: 
  • parentes silvestres; 
  • populações locais; 
  • cultivares primitivas; 
  • cultivares que foram substituídas; 
  • linhagens experimentais; 
  • mutações e outros produtos dos programas de melhoramento; e  
  • cultivares modernas.


- Intercâmbio de germoplasma
  O intercâmbio de germoplasma oportuniza a transferência e enriquecimento do patrimônio genético vegetal de um país ou organização. Esse intercâmbio encontra-se alicerçado no princípio de reciprocidade e nas regras de biossegurança além da legislação fitossanitária de um país. Suprir os programas de melhoramento genético constitui um dos principais objetivos do intercâmbio de germoplasma.

- Importância do intercâmbio de germoplasma 
  A maior parte dos produtos que integram a dieta do povo brasileiro não é originária do Brasil. A maior parte desses produtos foi introduzida de outros países e adaptada às nossas condições edafoclimáticas. Como principais exemplos pode-se citar o feijão, milho, trigo, soja, frutíferas e hortaliças exóticas. Podemos depreender, portanto, que a agricultura e a população brasileira são favorecidas pelo intercâmbio de germoplasma de diferentes espécies vegetais. Assim, é possível o incremento de pesquisas fitotécnicas e o desenvolvimento de novas e mais produtivas cultivares, com características agronômicas, morfológicas, nutricionais e terapêuticas melhor adaptadas.

- Vantagens e riscos de germoplasmas exóticos 
  O Brasil, não obstante ser o maior detentor de biodiversidade no mundo, é dependente de bancos de germoplasmas para programas de melhoramento genético vegetal. Em verdade, nenhum país é autossuficiente desses recursos vegetais pois todos, em maior ou menor grau, são dependentes de germoplasmas exóticos para a agropecuária. Germoplasmas exóticos devem ser entendidos como o material genético de plantas não-nativas. Eles são importantes pois permitem a introdução dos mesmos e contribuem para a ampliação da base genética e fomento de novas raças. Um intercâmbio seguro de germoplasmas exóticos prima pela eliminação total de pragas exóticas dos vegetais. Nesse contexto, uma quarentena de pós-entrada torna-se indispensável para a prevenção da introdução e dispersão de pragas.
  É indispensável destacar que quando um produto ou subproduto animal, vegetal ou microrganismo, é conduzido de uma região para a outra sem os cuidados fitossanitários apropriados, eles podem albergar pragas, doenças ou toxinas que poderão se transformar em pragas perniciosas. Esses organismos invasores costumam se tornar agressivos em áreas distantes de seus habitats naturais. 

Ferrugem da soja: uma praga invasora

Vassoura de bruxa: uma praga exótica para a plantação de cacau

  Quando isso ocorre, os impactos ambientais no campo da economia, saúde e indústria são catastróficos. Há registros na literatura científica de organismos exóticos causadores de danos irreparáveis a cultivos, pastagens, criações e saúde pública. Ferrugem da soja, vassoura-da-bruxa, nematoides exóticos, são alguns exemplos.

Considerações finais
A palestra sobre os bancos de germoplasma foi muito instrutiva e interessante. Os discentes tiveram a oportunidade de conhecer a importância ecológica, econômica e social dos germoplasmas.  

Pesquisador Leonel Neto interagindo dialeticamente com alunos do CEA
O Dr. Leonel Neto conseguiu, mediante sua didática objetiva e interativa, cativar a atenção de todos os presentes. Ficou concertado com o referido pesquisador, que o CEA empreenderá uma visita de campo, até a EMBRAPA/DF, com a finalidade de conhecer in loco o Banco de Germoplasma da referida instituição governamental. 

Referências
https://www.embrapa.br
https://www.embrapa.br/recursos-geneticos-e-biotecnologia/pesquisa-e-desenvolvimento/intercambio-de-germoplasma