Na manhã de 18 de abril de 2019, o Colégio Militar de Brasília (CMB) ganhou um novo espaço pedagógico e cênico, com o plantio de mudas arbóreas nativas do Bioma Cerrado. Na ocasião, estiveram presentes o Comandante do CMB, Cel Marco André Cardoso de Moraes, o Chefe da Divisão de Ensino (Ch DE), Cel Freitas Costa, o Assessor especial do Chefe da DE, Cel Bandeira, o Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Leonel Neto, além de professores, alunos e convidados.
![]() |
Cel Moraes, Cel Freitas Costa, Maj Fraga e Ten Júlio acompanhando o plantio de mudas, com a orientação do Pesquisador Leonel Neto |
Esse espaço de Educação Ambiental (EA) integra a Trilha Interpretativa "Caminhando pelo Cerrado". A futura Trilha Interpretativa contará com identificação e placas, contendo fotos e informações sobre espécies de plantas e animais do Cerrado, as quais poderão ser observadas durante a caminhada. Esse projeto educativo pretende dialogar, por meio da EA, com diferentes áreas do conhecimento das disciplinas curriculares do CMB.
Alunos plantando uma muda de quaresmeira (Tibouchina candolleana) |
Importa considerar, ainda, que o projeto educativo da trilha também objetiva despertar nos discentes, docentes e visitantes o sentimento de pertencimento à natureza. Equivocadamente, o homem construiu uma visão dicotomizada da natureza, isto é, ele se considera um ser diferenciado dos processos naturais. No entanto, nós integramos os ecossistemas e pertencemos à natureza. Tudo o que o homem faz aos sistemas bióticos reverbera, inevitavelmente, nos processos naturais. Toda a realização humana (seja de forma mental, verbal e/ou atitudinal) interfere positiva ou negativamente em todas as formas de vida e no equilíbrio dinâmico dos sistemas bióticos. Em substância, o Homo sapiens (pela capacidade de interferir e modificar os ambientes naturais) representa um elo fundamental na complexa teia da vida.
Alunos que participaram do plantio na Trilha Interpretativa |
O projeto da Trilha Interpretativa ambiciona "religar" essa consciência nos discentes, docentes e visitantes e proporcionar um verdadeiro "encontro de saberes", em prol dos alunos do CMB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário