CMB

CMB

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Qual sua opinião a respeito da visita que você empreendeu no 8º Forum Mundial da Água?

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS 
CAUSADOS PELO DESMATAMENTO


Aluna Gabriela Ortega
Turma 109

Apesar do evento estar cheio, tentei assistir a algumas palestras e participar de certas atividades interessantes. Uma que achei muito legal foi a "adoção" de uma muda, que será plantada no "Parque Olhos D´Água". Tive a chance de apadrinhar um Ipê Branco, que faz parte de um programa para reflorestar e recuperar áreas degradas, e também ajudar o ciclo natural da água.  Solicitamos ao coordenador do projeto de replantio de mudas de árvores, que ele comentasse um pouco sobre as causas que tem provocado o desaparecimento de matas e florestas no Brasil. Ele nos disse que três fatores principais estão envolvidos no processo de desmatamento: maior obtenção de solo para agropecuária, uso das árvores na indústria madeireira e especulação imobiliária. No entanto, o desmatamento somente ocorre porque falta fiscalização do governo quanto ao cumprimento das leis, e quando isso ocorre, a justiça não pune devidamente os responsáveis por essa prática danosa ao meio ambiente.
No entanto, o que mais me deixou boquiaberta, foi saber quais eram os impactos ambientais causados pelo destruição matas e florestas. Segue abaixo alguns prejuízos ambientais e socioeconômicos ocasionados pelo desmatamento: 
  • Perda da biodiversidade da fauna e da flora nativas;
  • Assoreamento dos rios e lagos devido a erosão;
  • Destruição de nascentes;
  • Redução das chuvas, causando grandes períodos de estiagem;
  • Desertificação;
  • Redução da umidade relativa do ar;
  • Amplificação do efeito estufa;
  • Etc.
A foto abaixo revela que o desmatamento agrava a seca e prejudica o abastecimento das nascentes. Se não houver uma recuperação dessa área por meio do reflorestamento de matas ciliares e florestas, esse rio certamente irá desaparecer, comprometendo seriamente o ecossistema adjacente. 
https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/fogo-ameaca-57-unidades-de-conservacao-no-rio-sao-paulo-minas-14253724

O coordenador também nos disse, que antes de iniciar o reflorestamento com plantas nativas, é necessário um estudo prévio da região, objetivando avaliar o grau de degradação, assim como as espécies nativas mais apropriadas para o reflorestamento da área, onde o projeto vai ser implementado. Fiquei muito feliz de saber que o reflorestamento de uma área, pode beneficiar tanto o ecossistema degradado, quanto a qualidade de vida das populações circunvizinhas. 
Além de ter sido uma experiência única, o Fórum me ensinou muitas coisas interessantes, e me ajudou a perceber que mesmo economizando a água de jeitos simples, já consigo ajudar o meio ambiente. Além disso, percebi que a água é uma coisa extremamente importante para todos, e por isso devemos agradecer por ter acesso a ela, já que muitas pessoas não tem a oportunidade de ter algo tão necessário quanto a água em suas vidas. Por isso, agradeço por ter tido a chance de visitar um evento tão especial como esse, e ter adquirido tanto conhecimento. 

Qual sua opinião a respeito da visita que você empreendeu ao 8º Fórum Mundial da Água?

Serviços ambientais 
e serviços ecossistêmicos

Aluno João Gabriel
Turma 105

Aprendi nesse evento que a água é o recurso natural extremamente valioso. Precioso, porque é ela quem dá o suporte para a vida humana e ecossistêmica. A água é imprescindível para o funcionamento do ecossistema humano e natural. Pude perceber nesse Fórum Mundial, que a água realiza uma diversidade de serviços ecossistêmicos. Mas o que são serviços ecossistêmicos? No entanto, antes de responder a essa pergunta, gostaria de tornar claro e compreensível o significado de serviços ambientais.
Serviços ambientais são as ações de manejo do homem que objetivam preservar ou conservar os sistemas naturais, a fim de obter um serviço ecossistêmico. O reflorestamento de uma área antropizada pela agricultura e pecuária é um exemplo de serviço ambiental, pois essa medida humana objetiva obter os benefícios dos serviços ecossistêmicos da floresta, tais como produção de biomassa, recarga de aquíferos, sequestro de CO2, etc.   Serviços ecossistêmicos, são aqueles benefícios que o homem consegue obter dos ecossistemas de forma direta ou indireta. Por exemplo, regulação do clima e do ciclo hidrológico, ciclagem de nutrientes  e outros.
Estabelecida a diferença entre serviços ambientais e serviços ecossistêmicos, fica fácil agora elencar quais são os benefícios que esse importante recurso natural vem oferecendo ao homem. São eles: regulação do clima, recreação, ligação entre os ecossistemas, viabilização da economia humana (agropecuária, produção industrial, comércio e serviços), dinamização do ciclo hidrológico, etc. 
Resumindo, o Fórum Mundial da Água me fez compreender que a água possui um enorme valor econômico, social e ambiental. Se não cuidarmos desse recurso natural, nossa sociedade poderá entrar numa crise sócio econômica de consequências imprevisíveis. Foi falado numa palestra que muitas civilizações entraram em colapso porque não souberam respeitar os ciclos da natureza.  A Ilha de Páscoa, uma ilha da Polinésia oriental, localizada no sul do Oceano Pacífico, é um grande exemplo, do que pode acontecer com a atual civilização, caso ela continue explorando egoisticamente o meio ambiente natural.


http://www.matogrossoeconomico.com.br/blog-post/forum-debate-agricultura-sustentavel-em-claudia/14628

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Qual sua opinião a respeito da visita que você empreendeu ao 8º Fórum Mundial de Água?

Formação de uma nova mentalidade

Aluna Laisa Moura
Turma 107

Foi uma experiência extremamente valiosa e única.
Percebi que o Fórum foi assinalado pela transversalidade temática. Diversos temas ambientais - energia, economia, alimentos, engenharia hídrica, engenharia sanitária/ambiental, biodiversidade, biomas, etc. -, foram analisados e discutidos por diversas comissões e submissões. Importa salientar que o Fórum não priorizou unicamente os debates políticos e acadêmicos. Havia igualmente nesse evento, um espaço ludo pedagógico gratuito e aberto ao público, no qual as pessoas podiam participar de atividades formativas, culturais interativas, sensoriais e de construção de diálogos voltados para melhorar o uso da água. Um espaço aberto a todos que quisessem participar. Apesar desse espaço se encontrar repleto de pessoas, consegui com muito esforço me divertir em um jogo de vídeo game.  Por meio de um um kinect, a gente levava um balde vazio até a beira de um rio.
Em chegando ao rio a gente recolhia a água e depois levava de volta até o início (uma casa), onde havia uma mulher e duas criança esperando o precioso líquido. Achei bastante agradável a dinâmica desse brinquedo, pois o mesmo despertava em nós o sentimento de compaixão por todas as pessoas que vivem numa situação de pobreza socioeconômica e escassez hídrica. Um outro aspecto desse brinquedo é que ele convoca nossa consciência para uma mudança de mentalidade. Mentalidade essa voltada a conservação e preservação da água e de todo o ecossistema no qual ela se encontra inserido.

Qual sua opinião a respeito da visita que você empreendeu ao 8º Fórum Mundial de Água?

 Uma experiência inesquecível

Aluno: Gabriel Paz
Turma: 105


8º Fórum Mundial da Água foi organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no assunto. 
É importante ressaltar que o Fórum Mundial da Água contribui substancialmente para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global. Por seu alcance político, técnico e institucional, o Fórum teve como uma de suas características centrais, a participação aberta e democrática variados setores da sociedade. 
Alunos do Clube de Estudos Ambientais
no 8º Fórum Mundial da Água
Esse célebre acontecimento mundial é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial de Água, juntamente com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa.
No ano de 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada, e Brasília (DF) foi escolhida como cidade-sede do evento. Desse modo, o Brasil recebeu em 2018, a 8ª edição do Fórum. Esta é a primeira vez que o evento ocorreu no Hemisfério Sul. Neste contexto, como integrante do Clube de Estudos Ambientais do Colégio Militar de Brasília - CEA/CMB, participei do Fórum no dia 22 de março de 2018. Nessa ocasião, visitei e observei inúmeras discussões e iniciativas voltadas para o manejo sustentável da água. 
Foi a primeira vez que participei de uma experiência dessa natureza. Foi permitido a mim ter contato uma variada gama de informações e conhecimentos, jogos e atividades interativas, relacionados a educação ambiental. Em sala de aula muitas vezes não temos a noção de como a temática água é altamente complexa. Imaginamos que o estudo da água se resume tão somente no ciclo hidrológico. Grande engano. 
No Fórum o tema água foi analisado sob a perspectiva econômica, social, institucional, cultural, ecológica, política e até mesmo espiritual. Na verdade, o estudo que empreendemos da água no âmbito do ensino fundamental e médio, não passa de uma gota de água ante o oceano de informações que o tema encerra.
Alunos do CEA/CMB com pesquisadores da NASA
Me chamou a atenção um estande que realizava estudos sobre acidez da chuva e controle de pH da água. Igualmente, achei atraente um estande da Itaipu Binacional, maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. Nesse local observei alguns vídeos institucionais e usei óculos de realidade virtual. Foi uma experiência indescritível. Pude observar também, várias iniciativas para aproveitamento de água da chuva.  Uma das mais notáveis nesse área, foi  EKOMURO H2O, da Colômbia, um sistema de coleta e armazenamento vertical da água para áreas urbanas, que podem ser utilizados em vários locais, ocupando pouco espaço.
No Estádio Mané Garrincha, tivemos a oportunidade de conhecer dois cientistas americanos da NASA, que desenvolvem pesquisas sobre a água e suas aplicações.
Minha visita ao 8º Fórum Mundial da Água foi extremamente válida para mim, de vez que, pude constatar que existem centenas de iniciativas voltadas para preservar e utilização sustentável da água. No entanto, é importante afirmar que, todo esse trabalho de estudo e pesquisa em torno do manejo sustentável da água, terá pouca eficácia, eficiência e efetividade se nós não nos conscientizarmos sobre o uso correto e responsável desse importante recurso natural. 

Qual sua opinião a respeito da visita que você empreendeu ao 8º Fórum Mundial de Água?

Um dos problemas mais

 preocupantes da atualidade


Ana Carolina, turma 109


No 8º Fórum Mundial da Água em Brasília, DF, (FMA),  assisti uma palestra em que o expositor disse o seguinte: “Apesar da água cobrir quase dois terços da superfície do planeta, a sua escassez tem sido apontada como um dos problemas mais preocupantes da atualidade.” A medida em que ele ia desenvolvendo o tema por meio da fala e da apresentação de slides, fui compreendendo que o problema da água a nível local e global, se deve a uma variedade de fatores. Dentre eles, merecem destaque: má administração dos recursos hídricos; aumento populacional; ineficiência e desperdício de água nos processos de irrigação; uso inadequado das terras, desflorestamento; super exploração dos rios e aquíferos (água subterrâneas); poluição; crescimento urbano desordenado, etc. 
Essa palestra me foi muito útil porque me ensinou que disponibilidade hídrica não é sinônimo de acesso democrático à água. As vezes existe a água numa determinada localidade, mas ela fica circunscrita a uma minoria que detém o poder político e econômico.
Também compreendi que a solução para a escassez hídrica, passa necessariamente pela utilização sustentável da água em âmbito individual e coletivo. Todos nós podemos realizar a gestão sustentável da água. Por exemplo, basta que fechemos a torneira quando estivermos escovando os dentes; desliguemos o chuveiro quando estivermos nos ensaboando; lavemos o carro com balde e não com mangueira. 
Tive a oportunidade de ver igualmente, um filme que mostrava diversos tipos de danças artísticas dentro da água. No entanto, o que mais me chamou a atenção nessa exibição cinematográfica, foram as cenas de um casal apaixonado dentro da água, representando a harmonia e o amor que deveria existir entre o ser humano e a natureza. As pessoas imaginam que o meio ambiente se resume unicamente a natureza selvagem. Grande engano. O meio ambiente engloba tudo. Natureza selvagem e toda construção humana, seja a cidade ou os ambientes rurais. 
Com isso podemos concluir que, a água é sinônimo de vida. Podemos compará-la com o sangue que corre nas veias e artérias do nosso sistema cardiovascular. É o sangue que leva oxigênio e nutrientes para as células. Quando o sangue não chega aos tecidos, todas as células se desvitalizam e morrem. Assim também é a água. A escassez de água no organismo dos ecossistemas naturais e humanos, pode ser um fator determinante de sua decadência e morte. 
Para ilustrar o que escrevi, escolhi esse vídeo.



quinta-feira, 12 de abril de 2018

Qual sua opinião a respeito da visita que você empreendeu ao 8º Fórum Mundial de Água?

Orquestra de garrafas PET


Aluno Daniel Moreira
Turma 105

O Colégio Militar de Brasília (CMB) no dia 22 de março de 2018 proporcionou a nós alunos uma oportunidade de visitar e conhecer as instalações do 8º Fórum Mundial da Água.
Quando chegamos a Vila Cidadã entramos em forma e juntos visitamos a primeira instalação. O que mais me chamou a atenção foi o fato de presenciar diversas atividades culturais acontecendo simultaneamente. Eram palestras técnicas sobre o multiuso da água, estandes com apresentações científicas, escolas públicas do DF expondo seus projetos artísticos, entretenimentos educativos dos mais variados, etc.
Fomos convidados a participar de uma experiência musical inesquecível. Todo o auditório foi subdivido em vários grupos. Sob a regência do maestro cada grupo executava um som específico, por meio de uma garrafa PET Poli Tereftalato de Etileno). Foi uma experiência apaixonante e indescritível. Nunca pensei que um dia eu fosse ter esse emocionante aprendizado.
Essa vivência musical no Fórum despertou em mim o interesse sobre a importância da música em nossa vida. Aprendi em minhas pesquisas pela Internet, que a música não está ligada exclusivamente a notas, melodias, harmonias. Na verdade a música possui uma relação muito profunda com que pensamos e sentimos, falamos e fazemos. As vezes supomos que o objetivo da música se resume unicamente ao entretenimento. Grande engano o nosso!
De acordo com alguns pesquisadores, a música quando bela, nobre e útil desenvolve a mente humana e promove o equilíbrio interior. Ela também inspira o gosto pelas virtudes morais.
Bem, acho que já escrevi demais. Segue abaixo o vídeo de uma Orquestra de Garrafa. Curtem e aprecie, pois só assim vocês terão uma noção do que eu senti quando participei dessa Orquestra de Garrafas.

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Aula 3 - Ecossistema: estrutura

Um ecossistema pode ser definido como sendo o conjunto formado por seres vivos e elementos físico-químicos.  Nesse sistema ecológico, todos os seres e não vivos encontram-se interligados e interdependentes, formando a complexa teia vida. formam uma teia complexa de relações em que todos se encontram interligados e interdependentes.
O homem nessa trama é apenas um fio. Tudo o que o que o ser humano fizer para essa teia, estará fazendo para si mesmo. Logo, a compreensão dos princípios de organização das comunidades ecológicas, ecossistemas, é fundamental para o desenvolvimento de comunidades humanas sustentáveis.

https://provalisresearch.com/blog/understanding-world-politics/

Fundamentalmente, os ecossistemas apresentam dois componentes estruturais básicos e intimamente inter-relacionados. São eles:

Bióticos
São os seres vivos, figurados pelos organismos que integram os animais, vegetais, fungos, protozoários, algas, bactérias, etc. Nenhum ser vivo tem capacidade de viver isoladamente, isto é, sem se relacionar com nenhum organismo. Eles estão continuadamente estabelecendo relações ecológicas com seres da mesma espécie ou com espécies diferentes. Essas interações entre os seres vivos, podem ser com indivíduos de uma mesma população ou entre indivíduos de populações distintas.

Espécie é conjunto de indivíduos semelhantes estrutural e funcionalmente, que ao se reproduzirem geram descendentes férteis. 
Ex: Homo sapiens


População é o conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem numa mesma área em um determinado período. 
Ex: população de ratazanas em um bueiro, em um determinado dia; população de bactérias causando causando disenteria.

Comunidade ou biocenose pode ser definida como sendo o conjunto de populações de diversas espécies que habitam uma mesma região geográfica num determinado período. 
Ex: seres de um oceano, de uma floresta, de um rio, dos campos, de um lago, de um brejo, etc. 


Abióticos
Os componentes abióticos ou não vivos de uma ecossistema, são figurados pelos fatores físico-químicos. Temperatura, pressão, salinidade, umidade, luz solo, chuva, vento, pH, clima, substâncias inorgânicas, compostos orgânicos, oxigênio e outros gases, são alguns constituintes físicos e químicos de um sistema ecológico.

Alguns conceitos fundamentais


  • Habitat - é o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada. Didaticamente falando, o habitat é como se fosse o "endereço residencial" de uma espécie. Ex: um planta pode ser o habitat de um inseto, o leão pode ser encontrado nas savanas africana, a sucuri podem ser localizadas em áreas alagadas do pantanal mato-grossense. 


  • Biótopo - Área física na qual determinada comunidade vive. Por exemplo, o mico-leão-dourado, é na mata Atlântica. O habitat do lobo-guara são os campos e matas de capoeira. 


  • Nicho Ecológico - É o papel, a função, a "profissão" que o organismo desempenha no ecossistema. O nicho informa às custas de que de se alimenta, a quem serve de alimento como se reproduz etc. Ex: O tatu bola é um mamífero que geralmente tem hábitos noturnos e se alimenta de pequenos insetos (formigas, cupins, besouros) e suas larvas. Também como pequenos invertebrados, raízes alguns vegetais e frutos. 


  • Ecótono  - É a região de transição entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas. Na área de transição (ecótono) vamos encontrar grande número de espécies e, consequentemente, grande número de nichos ecológicos.


  • Biosfera -  É o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. Incluem na biosfera todos os organismos vivos que existem no planeta.


http://pt.mundo-animal.wikia.com/wiki/Savana_Africana