CMB

CMB

terça-feira, 30 de outubro de 2018

VISITA DE ESTUDOS AMBIENTAIS NO PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA

O Clube de Estudo Ambientais do Colégio Militar de Brasília, desenvolveu no dia 29 de outubro de 2018 uma atividade de educação ambiental (alunos do 6º Ano do Fundamental e do Ensino Médio), centrada na conscientização de como são importantes do ponto de vista socioambiental as Unidades de Conservação (UCs).
Uma Unidade de Conservação é uma extensa área natural, instituída pelo Poder Público, e que tem a função de proteger e conservar os atributos bióticos (fauna e flora), estéticos ou culturais ali existentes, importantes para a qualidade de vida da população local e para a proteção dos ecossistemas regionais.
A Unidade de Conservação visitada pelo CEA/CMB foi o PARQUE NACIONAL DE BRASILIA, também conhecida popularmente como "água mineral". 
http://parquenacionaldf.blogspot.com/2011_12_02_archive.html
Parque Nacional de Brasília
A história do surgimento do Parque Nacional de Brasília está intimamente relacionada com a construção de Brasília. Essa importante Unidade de Conservação do Distrito Federal, tem como principais objetivos:

  • proteger os rios fornecedores de água potável á Capital Federal;
  • manter a vegetação do bioma cerrado em estado natural;
  • contribuir para o equilíbrio das condições climáticas e evitar a erosão dos solos no Distrito Federal;
  • preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica;
  • possibilitar a realização científicas e a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de recreação e o turismo ecológico.
O parque Nacional de Brasília foi criado em 29 de novembro de 1961. Possui uma área de 42.309.01 hectares e abrange as regiões administrativas de Brasília-DF, Sobradinho-DF, e Brazlândia - DF e o município goiano de Padre Bernado. O principal atrativo do parque é a parte das piscinas. Para que gosta de empreender caminhadas, o parque disponibiliza de duas trilhas de pequena dificuldade, a da Capivara com duração de 20 minutos e a do Cristal cujo trajeto pode ser percorrido em até 1 hora. Além disso, o parque protege ecossistemas típicos do Cerrado do Planalto Central e abriga as bacias dos córregos formadores da represa Santa Maria, que é responsável pelo fornecimento de 25% da água potável que abastece o Distrito Federal. 
Uma das piscinas do Parque Nacional de Brasília


Diversos tipos de vegetação compõem a Unidade de Conservação. Dentre elas poder-se-ia citar: mata de galeria pantanosa, mata de galeria não-pantanosa, vereda, cerrado sensu strictu, cerradão, mata seca, campo sujo, campo limpo, campo rupestre, campo úmido e campo de murundus.
A fauna é abundante e diversificada, composta por espécies raras ou ameaçadas de extinção, tais como lobo guará, tatu-canastra, tamanduá-bandeira, jaguatirica, ouriço-caixeiro, gralha-do-campo, papagaio-galego, etc. várias outras espécies não ameaçadas compõem a biodiversidade do parque, a exemplo de mamíferos, aves, anfíbios, peixes e de grupos pouco estudados, como moluscos, crustáceos, insetos e pequenos organismos.
O parque conta com duas piscinas de água corrente, trilhas interpretativas e Centro de Visitantes.

Serviços ecossistêmicos
O parque Nacional de Brasilia presta os seguinte serviços ecossistêmicos:

  • Água potável
  • Ar puro
  • Umidade
  • Amenização da temperatura
  • Proteção do patrimônio genético
  • Proteção do solo

Atividades pedagógicas em Educação Ambiental 
Inúmeras foram as atividades pedagógicas que o Clube de Estudo Ambiental desenvolveu com os alunos no âmbito do Parque Nacional de Brasília. 
A primeira atividade pedagógica foi a visita ao Centro de Visitantes. Nesse local os discentes assistiram palestras que tematizaram como se deu o processo de criação do Parque Nacional de Brasília. Num segundo momento um outro palestrante assomou a tribuna e predicou sobre os aspectos socioambientais (ecológicos, econômicos, socais, políticos, institucionais, etc.) do parque. 
Alunos assistindo um palestra sobre os aspectos geográficos, biológicos,
cênicos e sociais do Parque Nacional de Brasília
Terminada as palestras, os alunos foram solicitados para a realização de uma trilha interpretativa. 
A trilha interpretativa é uma das ferramentas de educação ambiental que ajuda a promover a percepção dos alunos, de modo que possam despertar o interesse pela preservação e conservação da natureza. Uma trilha interpretativa bem planejada, constituem importante instrumento pedagógico de aproximação do homem com a natureza.
Durante a viabilização da trilha ecológica foi possível destacar vários conceitos relacionados a questão ambiental. Nessa atividade foram trabalhados os conceitos de cadeia e teia alimentar, ciclo hidrológico, solo, ar, biodiversidade, espécies exóticas e invasoras, componentes bióticos e abióticos, Unidades de Conservação, APA, etc.

Alunos durante a trilha interpretativa sendo orientados sobre os impactos ambientais causados por uma  espécie exóticas 
Considerações finais 
A visita de estudos ambientais empreendida ao Parque Nacional de Brasília foi muito fecunda em termos de aprendizado ambiental. A metodologia das palestras e da trilha interpretativa, foram de grande relevância para o desenvolvimento de uma mentalidade de cuidado, respeito e amorosidade ante a natureza. 
Todos os alunos perceberam na prática que nós somos a natureza. Que somos um elo muito importante da teia da vida. Tudo que fazemos ao meio ambiente, reverberá sobre nós mesmos. Se cuidarmos do meio ambiente, a natureza igualmente continuará ofertando prodigamente seus inúmeros serviços ecossistêmicos. Todavia, se vilipendiarmos a Mãe Terra em face de nossas ambições desmedidas, ignorância e improbidade, indubitavelmente estaremos engendrando nossa própria ruína e morte. 
Em resumo, essa atividade pedagógica conseguiu não somente difundir conceitos ambientais aos alunos, como também favoreceu o desenvolvimento de uma sensibilidade e percepção ambientais promotoras de uma consciência de preservação e conservação do meio ambiente.

Referências
http://www.icmbio.gov.br/portal/visitacao1/unidades-abertas-a-visitacao/213-parque-nacional-de-brasilia.html - Acesso em 29/10/18

Um comentário:

  1. Nesta visita tivemos a oportunidade de conhecer uma Unidade de Conservação em nossa cidade, localizada a poucos quilometros da área hurbana: o PARQUE NACIONAL DE BRASILIA, também conhecida popularmente como "água mineral" devido às suas piscinas de águas naturais. Podemos conhecer como foi o seu surgimento e importância para Brasília e para o DF. Observamos que o parque é de suma importância pois tem, entre outras, a função de
    proteger os rios fornecedores de água potável á Capital Federal, além de manter a vegetação do bioma cerrado em estado natural.
    Através dessa visita podemos concluir que é possível realizar pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de recreação e o turismo ecológico, desde que seja desenvolvido nas pessoas a consciência e preservação, pois quanto mais as pessoas conhecem sobre a preservação, mais é possível conciliar as atividades.

    ResponderExcluir