O equilíbrio dinâmico de um ecossistema está intimamente ligado aos fatores bióticos e abióticos. A ciclagem de nutrientes, por exemplo, depende, em grande parte, da atividade de invertebrados terrestres. Além disso, estudos das interações ecológicas de invertebrados com o solo ajudam a compreender: a) dinâmicas de entrada e saída de energia nos ecossistemas; b) possibilidades de utilização de invertebrados terrestres como bioindicadores ambientais, etc. O exame da fauna de invertebrados do solo (fauna edáfica) pode fornecer, ainda, informações importantes para a conservação, restauração, monitoramento e uso sustentável dos recursos naturais.
Nesse sentido, a Profa. Dra. Scheila Scherrer, docente do Colégio Militar de Brasília (CMB), está realizando um trabalho de pesquisa, com a fauna edáfica, em áreas internas do CMB. Segue abaixo, um esboço resumido dos trabalhos da pesquisa em andamento:
1.0 - Título
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Fonte: imagens do www.google.com.br |
1.0 - Título
Avaliação da variação sazonal de artrópodes terrestres no Colégio Militar de Brasília, Distrito Federal.
2.0 - Supervisão
Essa pesquisa terá a supervisão colaborativa do Major Fraga e Professor Salomão.
3.0 - Execução
A execução didático-pedagógica ficará a cargo da Professora e pesquisadora Scheila Scherrer e seu grupo de pesquisa (alunos e alunas do CMB).
4.0 - Público-alvo
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Professora e pesquisadora Scheila Scherrer, orientando os alunos do CEA/CMB sobre a importância ambiental da fauna de invertebrados de solo. |
4.0 - Público-alvo
Alunos do Clube de Estudos Ambientais do CMB (CEA/CMB).
5.0 - Objetivo
Realizar uma avaliação da composição da fauna edáfica, especificamente de artrópodes, na área patrimonial do CMB.
6.0 - Justificativa
Com a execução da presente pesquisa, os alunos pesquisadores terão oportunidade de sedimentar conhecimentos nas áreas de zoologia, ecologia, paisagens, etc, bem como compreender a importância socioambiental do assunto. Igualmente, merece destacar que, ao término desse estudo científico, os discentes terão internalizado princípios teórico-conceituais e metodológicos que normatizam e orientam uma pesquisa acadêmica.
7.0 - Metodologia
Em áreas internas do CMB serão dispostas 10 (dez) armadilhas, tipo pitfall, confeccionadas com garrafas PET. As garrafas serão preenchidas com água e detergente. A cada mês, ao longo de um ano, o experimento será montado, com as armadilhas permanecendo por um período de 03 (três) dias. Posteriormente, o conteúdo das garrafas será coletado, triado e acondicionado em potes de vidro, em solução de álcool 70%. As coletas ocorrerão de acordo com o seguinte cronograma:
Em cada triagem, os artrópodes capturados serão classificados. A divulgação dos resultados ocorrerá por meio da escrita de um trabalho científico, a ser apresentado pela Professora e pelos alunos pesquisadores.
Considerações Finais
O CEA agradece a iniciativa pedagógica da Professora Scheila Scherrer. Esperamos que essa cooperação educacional promova, em todos os jovens pesquisadores, um maior conhecimento científico e uma compreensão mais ampla sobre a importância ecológica e ambiental de cada ser vivo nos ecossistemas terrestres.
5.0 - Objetivo
Realizar uma avaliação da composição da fauna edáfica, especificamente de artrópodes, na área patrimonial do CMB.
6.0 - Justificativa
Com a execução da presente pesquisa, os alunos pesquisadores terão oportunidade de sedimentar conhecimentos nas áreas de zoologia, ecologia, paisagens, etc, bem como compreender a importância socioambiental do assunto. Igualmente, merece destacar que, ao término desse estudo científico, os discentes terão internalizado princípios teórico-conceituais e metodológicos que normatizam e orientam uma pesquisa acadêmica.
7.0 - Metodologia
Em áreas internas do CMB serão dispostas 10 (dez) armadilhas, tipo pitfall, confeccionadas com garrafas PET. As garrafas serão preenchidas com água e detergente. A cada mês, ao longo de um ano, o experimento será montado, com as armadilhas permanecendo por um período de 03 (três) dias. Posteriormente, o conteúdo das garrafas será coletado, triado e acondicionado em potes de vidro, em solução de álcool 70%. As coletas ocorrerão de acordo com o seguinte cronograma:
ANO
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MÊS
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NÚMERO DE AMOSTRAS
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2018
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Setembro
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10
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2018
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Outubro
|
10
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2018
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Novembro
|
10
|
2018
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Dezembro
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10
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2019
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Janeiro
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10
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2019
|
Fevereiro
|
10
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2019
|
Março
|
10
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2019
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Abril
|
10
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2019
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Maio
|
10
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2019
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Junho
|
10
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2019
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Julho
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10
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2019
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Agosto
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120
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Considerações Finais
O CEA agradece a iniciativa pedagógica da Professora Scheila Scherrer. Esperamos que essa cooperação educacional promova, em todos os jovens pesquisadores, um maior conhecimento científico e uma compreensão mais ampla sobre a importância ecológica e ambiental de cada ser vivo nos ecossistemas terrestres.
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