CMB

CMB

sábado, 28 de abril de 2018

Parque Olhos D' Água: uma enciclopédia de ensinamentos ambientais

No dia 26 de abril, o Clube de Estudos Ambientais realizou um estudo de campo no Parque Ecológico de Uso Múltiplo Olhos D' Água. Esse Parque Ecológico foi criado em 17 de setembro de 1994. Além se sua importância ecológica - proteção de uma lagoa, nascentes, minas D' Água e córregos existentes no local - o Parque Olhos D' Água possui uma localização privilegiada, o que faculta uma grande acessibilidade da população.
 
Alunos do CEA/CMB (ao fundo Lagoa do SAPO)
 
A história do parque é revestida de intensa mobilização da comunidade local. Muitos projetos comerciais, tais como a construção de shopping center, foram rechaçados pela população, visto que  poderiam impactar negativamente o abastecimento hídrico e desfavorecer a biota local.
Atualmente o parque apresenta um quadro de impactos ambientais associados com alguns problemas de erosão do solo e à invasão de espécies vegetais e animais exóticos. Carente de recursos, fato observado na maioria das unidades de conservação, o parque não tem como investir na melhoria de sua conservação e ampliação de seu uso para a comunidade.

Objetivos e metodologia
Para esse estudo foram empregados os seguintes instrumentos metodológicos: Trilha Ecológica Interpretativa, registro fotográfico e caderno de anotações.
O objetivo principal dessa atividade de ensino foi despertar nos alunos um olhar mais sensível ao ecossistema que integra o Parque Olhos D' Água. Uma outra meta pedagógica não menos importante foi mostrar para os discentes como que os componentes bióticos e abióticos concorrem para que a trama da vida funcione de maneira harmônica no sistema ecológico do parque. 
Exercitando a experiência afetiva com a sensorialidade ambiental
Esse estudo ainda não se encerrou, pois ele foi fragmentado em três partes:

I - Experiencia afetiva com a sensorialidade ambiental.

II - Pesquisa bibliográfica de aprofundamento de temas que foram estudados na trilha ecológica. 

1 - Plantas do cerrado e suas adaptações 


  • Bianca Lieko
  • Paz

2 - Plantas hemiparasitas do cerrado 

  • Isabela Cervantes
  • Aline Cunha

3 - Assoreamento dos rios

  • Eduarda Fonseca
  • Gabriela Ortega

4 - Sucessão ecológica: estágios, tipos e exemplos

  • Guilherme Machado
  • Martins

5 - Serrapilheira 

  • Maria Eduarda
  • Marina Vargas

6 - Vegetação capoeira 

  • Igor Durando
  • Veloso

7 - Nascentes: importância e processo de recuperação

  • Mariane
  • Manoela

8 - Unidade de Conservação

  • Pedro Calixta
  • Laisa Moura

9 Estação meteorológica: como funciona e importância

  • Miguel Sobreira
  • Felipe Sisnando

10 - Eutrofização
  • Willian
  • Caio Paz

11 - Liquens e sua importância ecológica
  • Manuella Motta
  • João Gabriel


III - Socialização das pesquisas no Blog do CEA/CMB

Considerações finais
Este encontro foi muito produtivo em termos de novas aprendizagens ambientais, pois os alunos revelaram grande interesse pelas explanações do professor, assim como pelas considerações dos colegas que problematizavam certas situações observadas. 
Momento de confraternização e descontração
Ao término dessa experiência educacional, foi dada a oportunidade para os alunos se confraternizarem por meio de atividades lúdicas. 

Recepção aos calouros do CEA/CMB

O Clube de Estudos Ambientais do Colégio Militar de Brasília, vem expressar sua gratidão  pela recepção que as alunas Alexandria e Yohanna ofertaram aos novos membros do CEA/CMB. 

Na ocasião havia vinte e um alunos, essa imagem registra apenas um ângulo dos expectadores
Essas duas discentes, encontram-se filiadas no Clube de Estudos Ambientais desde o ano de 2016. Nesses três anos de profunda dedicação ao CEA, Alexandria e Yohanna, sempre pautaram suas ações com dedicação, operosidade e responsabilidade, não somente aos estudos da grade curricular normal, mas igualmente pelas tarefas que lhes eram ofertadas pelo Major Fraga e prof. Salomão.
Na recepção dos calouros as duas estudantes, narraram com enternecimento e alegria, suas experiências, aprendizados e vivências colhidas no âmbito do Clube de Estudos Ambientais. Entretanto o ponto culminante do relato, foi quando elas disseram que "quem passa pelo Clube nunca mais é o mesmo". 

Alexandria e Yohanna
Eis um sucinto fragmento do discurso de recepção das alunas:

Alexandria, turma 304
"Antes de entrar para o Clube de Estudos Ambientais eu era uma pessoa tímida e com dificuldade de me manifestar em público. No entanto, na medida que fui entrosando nas tarefas que me eram solicitadas, fui adquirindo uma maior habilidade de falar a um grande número de expectadores (...). O CEA me fez sair de uma "bolha". Antes minha visão se restringia unicamente ao que eu aprendia em sala de aula, mas a partir do momento que comecei a frequentar o Clube de Estudos Ambientais, meu olhar que antes era bastante limitado, tornou-se mais amplo e profundo. Compreendi que não podemos ver o meio ambiente apenas pela ótica ecológica, mas agregar a ela, a dimensão social, econômica, cultural e histórica, pois ele é muito mais complexo do supomos." 

Yohanna, turma 309 
"O Clube de estudos Ambientais me ensinou muitas coisas, contudo o que vou levar para a minha vida pessoal e profissional, é a convivência respeitosa que devemos ter com o meio ambiente natural. Muitos dos ecossistemas que hoje estão sendo danificados pela ganância humana, demoraram milhões de anos para que pudessem atingir um perfeito equilíbrio."

Queridas alunas, muito obrigado por tudo o que vocês realizaram para o Clube de Estudos Ambientais do Colégio Militar de Brasília. Onde estiverem e com quem estiverem, levem em suas almas e em suas atitudes a luz dos ensinamentos que vocês recolheram em nosso humilde e despretensioso núcleo de estudos do meio ambiente. Sejam um estrela do Colégio Militar de Brasília à luzirem no firmamento do mundo e da sociedade, tão empobrecida de paz, sabedoria, amor e espiritualidade dignificante.

Major Fraga/Prof Salomão
Coordenadores do CEA/CMB



sexta-feira, 20 de abril de 2018

Qual sua opinião a respeito da visita que você empreendeu no 8º Fórum Mundial da Água

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL


Aluno Jader
Turma 107

Essa visita ao Fórum me ajudou entender o conceito de sustentabilidade ambiental. Já tinha ouvido falar a respeito desse assunto nas aulas, principalmente de geografia e química. No entanto, foi no 8º Fórum Mundial da Água, realizado aqui em Brasília, que eu entendi como é muito complexo esse assunto. A maioria das pessoas pensam que sustentabilidade ambiental significa apenas cuidar da natureza. Não é somente isso. Por meio de uma palestra que assisti no Fórum e dos estudos que eu realizei na Internet, percebi que a sustentabilidade ambiental, vai muito além do que plantar uma árvore, pintar desenhos com animais e plantas, visitar um parque ecológico ou fazer campanhas de recolher o lixo e outras coisas mais. 
Na verdade, sustentabilidade ambiental se refere a todas ações antrópica que colaboram para a manutenção da integridade estrutural e funcional dos ecossistemas, para que as diversas formas de vida, inclusive a humana, consigam garantir o necessário a sua sobrevivência. 
A sustentabilidade ambiental uma concepção filosófica atraente, contudo ela somente terá efeito concreto se nossa sociedade conseguir colocar em prática os três pilares do desenvolvimento sustentável. Mas quais são esses pilares? Desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental. 
O desenvolvimento econômico significa exercer um empreendedorismo que tenha capacidade de produzir, distribuir e oferecer produtos ou serviços de forma que estabeleça uma relação de competitividade justa em relação aos demais concorrentes do mercado. Ademais, um desenvolvimento econômico sustentável preserva e conserva o equilíbrio nos ecossistemas que se encontram em seu derredor.
A dimensão social do desenvolvimento sustentável representa o capital humano, o conjunto de conhecimentos, habilidades e experiências dos funcionários de uma empresa. Esse capital humano é quem impulsiona o resultado em ganho financeiro. Por essa razão a empresa precisa valorizar seu recurso humano, por meio de ações que valorize a saúde e o bem-estar de seu empregado, bem como medidas que inibem os conflitos desnecessários e competições negativas. Além de seus funcionários, a empresa necessita levar em consideração, seu público-alvo, seus fornecedores, a comunidade que a circunda e a sociedade como um todo.
Um desenvolvimento sustentável ambientalmente "perfeito" é aquele que impede ou gera o mínimo de impactos ambientais. A valorização do capital natural, recursos naturais, como água, terra e os minerais, de onde se extraem as matérias-primas necessárias a sobrevivência, é o principal eixo da sustentabilidade, pois é nele que se assentam os pilares econômico e social.
Bem, acho que consegui passar um pouco do que aprendi sobre sustentabilidade ambiental. Como eu disse, o assunto é muito mais profundo do que a gente imagina. Resumindo, eu diria, o seguinte: Para que a sustentabilidade ambiental deixe de ser uma utopia para se tornar uma realidade, é indispensável que os três pilares - econômico, social e ambiental - estejam funcionando de maneira alinhada e equilibrado. Caso contrário, jamais teremos um desenvolvimento "economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto".




quarta-feira, 18 de abril de 2018

Trabalhando a interdisciplinaridade no Parque Olhos D`Água

Em visita conduzida pelo Major Fraga, Professor-Orientador do Clube de Estudos Ambientais do Colégio Militar de Brasília - CEA, alunos e alunas do 6º Ano do Ensino Fundamental empreenderam no dia 16 de abril de 2018, um estudo de campo no Parque Ecológico e de Uso Múltiplo Olhos D´Água. 


Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental em frente da Lagoa do SAPO 
Localizado entre as Quadras 412/415 Norte, no centro do Distrito Federal, na região administrativa de Brasília, o Parque Olhos D`Água é um espaço público voltado para a preservação ambiental, lazer, meditação e espiritualidade ecumênica. 
Durante a visita, foi realizada uma Trilha Ecológica Interpretativa como instrumento pedagógico de Educação Ambiental. Essa metodologia de ensino propicia um contato mais próximo entre os alunos e o meio ambiente que está sendo objeto de estudo. É forçoso destacar que o contato direto dos alunos com o ambiente natural do Parque, contribuiu favoravelmente para a aquisição de conhecimentos e atitudes, valores e sensibilidades voltados para uma ecologia de mais respeito e cuidado com a natureza. 

Major Fraga explicando a interação ecológica das plantas com os
 componentes bióticos e abióticos do ecossistema Parque Olhos D´Água
Nessa atividade de ensino foram abordados uma pluralidade temas ambientais. No entanto, a centralidade teórico conceitual de nossa ação docente, circunscreveu-se em:

  • Unidades de Conservação;
  • Solos;
  • Água;
  • Bioma cerrado;
  • Matas ciliares;
  • Reflorestamento;
  • Nascentes;
  • Etc.

Essa experiência didática foi muito significativa. Tivemos o ensejo de trabalhar interdisciplinarmente alguns conteúdos da grade curricular das disciplinas de Ciências, Geografia, Língua Portuguesa e História. A satisfação desse estudo ambiental não foi unicamente nossa, professores, mas da maioria dos alunos que vivenciaram no laboratório da natureza, conceitos que antes eram ministrados apenas em sala de aula. 
Portanto, poder-se-ia afirmar categoricamente, que esse empreendimento educativo alcançou seus objetivos pedagógicos, que foram em substância, promover uma compreensão mais ampla dos serviços ecossistêmicos que o meio ambiente natural vem prestando ao homem e a todos os demais seres vivos que integram a biosfera.

terça-feira, 17 de abril de 2018

Benfeitor da Causa Ambiental




Uma breve biografia

Antônio Donato Nobre foi pesquisador Bolsista Produtividade CNPq por seis anos. Sábio, consegue conjugar razão e sentimento, inteligência e coração. Ele não se limita unicamente a fazer ciência  para o eruditos, mas procura igualmente tornar acessível a mente comum o tesouro de conhecimentos e de experiências que conseguiu haurir nessas décadas de estudos. Sua humildade acadêmica torna o saber complexo da ciência em tema de fácil intelecção para aqueles que são leigos no assunto. 
Possui graduação em Agronomia pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Biologia Tropical (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e PhD em Earth System Sciences (Biogeochemistry) pela Universty of New Hampshire. Atualmente é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e pesquisador visitante no Centro de Ciência do Sistema Terrestre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. 
Tem experiência em Ecologia e Geociências. Habitualmente, o Dr. Antônio Donato, tem desenvolvido em suas conferências os seguintes temas: Evolução da vida na terra; Ecologia de florestas; Ciclo do carbono; Efeito estufa; Relações biosfera-atmosfera; Hidrologia; Clima e mudanças globais; Sensoriamento remoto; etc.
O pesquisador Antônio Donato atua também em variados tópicos na agenda de desenvolvimento sustentável para a Amazônia e tem destacada atuação na democratização da ciência. 
Esse extraordinário estudioso do meio ambiente, por tudo o que fez e vem fazendo pela ciência e pela coletividade humana, merece do Clube de Estudos Ambientais de Brasília - CEA/CMB, o nosso despretensioso preito e o título de Benfeitor da Causa Ambiental. Parabéns Dr Antônio, por ser um cidadão de bem e uma liderança inspiradora a todos os jovens que anelam a respeitável carreira de pesquisador.

Qual sua opinião a respeito da visita que você empreendeu no 8º Fórum Mundial da Água

CRISE HÍDRICA NO DF - PRINCIPAIS CAUSAS

Aluno Willian
Turma 102

Participei de uma palestra cujo tema principal foi a crise hídrica em Brasília. Basicamente ponto que mais me chamou a atenção nesta conversa, foi o fato de Brasília ser escolhida para sediar o Fórum, apesar de estar atravessando uma crise hídrica. 
Para algumas pessoas presentes na palestra, Brasília não poderia ser escolhida para ser a sede do 8º Fórum Mundial da Água. Uma pessoa mai exaltada levantou a seguinte questão: Como falar de gestão hídrica sustentável se a própria Capital Federal do Brasil estava passando por problemas de abastecimento de água? 
Ficou um clima de mal estar na sala, mas o expositor contornando a situação afirmou serenamente que não tinha de constrangedor Brasília ser a Sede do Fórum, visto que a problemática da crise hídrica vem ocorrendo em várias partes do mundo. Na verdade, disse o palestrante "isso (Fórum) é muito bom porque nós estamos num momento muito significativo, um momento de muito aprendizado que significa duas coisas: primeiro, compreender que estamos vivendo um período difícil para o planeta inteiro. E, segundo, que estamos aprendendo com essa crise hídrica."

https://www.metropoles.com/distrito-federal/obra-que-permite-uso-do-volume-morto-deve-ficar-pronta-em-maio
As sábias palavras do expositor conseguiram acalmar alguns ânimos mais acirrados. A partir de então a palestra seguiu seu curso normal. Quando terminou a conferência, percebi que valeu a pena ter ido ao Fórum, pois compreendi que a crise hídrica no Distrito Fderal está relacionada com: 
  • aumento do consumo de água;
  • desperdício de água;
  • desmatamento;
  • diminuição das chuvas; 
  • carência de planejamento dos assentamentos urbanos;
  • pouca consciência no uso do recurso;
  • mudança climática;
  • impermeabilização do solo;
  • etc. 
Depois dessa palestra, senti que já não sou mais o mesmo, pois a visão que eu tinha de meio ambiente  e da água mudaram significativamente.   



segunda-feira, 16 de abril de 2018

Qual sua opinião a respeito da visita que você empreendeu no 8º Fórum Mundial da Água?

REUSO DA ÁGUA

Aluno Daniel Moreira
Turma 105

O que mais me provocou interesse, foi um estande que apresentava diversos projetos de reuso da água. Explicou o técnico que estava representando o estande, que o reuso da água é um processo pelo qual a água é utilizada novamente. Nesse procedimento pode haver ou não tratamento da água, mas isso vai depender da finalidade para a qual vai ser reutilizada.
Ficamos sabendo que o reuso da água é de grande importância para o meio ambiente natural e humano. A água é um bem natural de grande valor que devido a vários fatores tem se tornado muito caro. Logo, reutilizar a água é de fundamental importância para a saúde dos ecossistemas naturais e também para a economia das empresas, cidadãos e governos. 
Na ocasião o instrutor nos apresentou inúmeros exemplos práticos de reutilização da água no âmbito das empresas, residências e até mesmo da rede de esgoto. 
Nas empresas, a água utilizada em processos industriais pode ser tratada numa estação de tratamento de água na própria organização empresarial e depois reutilizada no mesmo ciclo produtivo. 
Nas residências, a água de banho pode ser captada e usada para lavagem de quintal e para dar descarga em vasos sanitários. O palestrante nos revelou que já existem no mercado, sistemas que realizam a captação, armazenamento e filtragem deste tipo de água. 
A água da rede de esgoto pode passar por um processo eficaz de tratamento e ser empregada para regar jardins públicos, lavar ruas e automóveis e até mesmo irrigar plantações.
Foi comentado também sobre a reutilização da água da chuva. Atualmente, uma enorme quantidade de água da chuva se perde na rede de esgoto das cidades. Esta água, se captada, pode ser utilizada de diferentes maneiras, desde que haja um sistema de captação eficiente que possa armazenar a água de uma forma segura. Nas residências a água da chuva pode ser utilizada em atividades domésticas, como irrigação de plantas, lavagem da casa, das calçadas, lavagem do carro, banho do animal de estimação, descarga do banheiro, etc. Nas empresas a água da chuva pode ser empregada em diferentes setores e atividades.
Resumindo, essa excursão ao 8º Fórum Mundial da Água, foi uma experiência muito legal. Espero que o Colégio Militar de Brasília, por meio do Clube de Estudos Ambientais, nos proporcione mais atividades dessa natureza.


Qual sua opinião a respeito da visita que você empreendeu no 8º Forum Mundial da Água?

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS 
CAUSADOS PELO DESMATAMENTO


Aluna Gabriela Ortega
Turma 109

Apesar do evento estar cheio, tentei assistir a algumas palestras e participar de certas atividades interessantes. Uma que achei muito legal foi a "adoção" de uma muda, que será plantada no "Parque Olhos D´Água". Tive a chance de apadrinhar um Ipê Branco, que faz parte de um programa para reflorestar e recuperar áreas degradas, e também ajudar o ciclo natural da água.  Solicitamos ao coordenador do projeto de replantio de mudas de árvores, que ele comentasse um pouco sobre as causas que tem provocado o desaparecimento de matas e florestas no Brasil. Ele nos disse que três fatores principais estão envolvidos no processo de desmatamento: maior obtenção de solo para agropecuária, uso das árvores na indústria madeireira e especulação imobiliária. No entanto, o desmatamento somente ocorre porque falta fiscalização do governo quanto ao cumprimento das leis, e quando isso ocorre, a justiça não pune devidamente os responsáveis por essa prática danosa ao meio ambiente.
No entanto, o que mais me deixou boquiaberta, foi saber quais eram os impactos ambientais causados pelo destruição matas e florestas. Segue abaixo alguns prejuízos ambientais e socioeconômicos ocasionados pelo desmatamento: 
  • Perda da biodiversidade da fauna e da flora nativas;
  • Assoreamento dos rios e lagos devido a erosão;
  • Destruição de nascentes;
  • Redução das chuvas, causando grandes períodos de estiagem;
  • Desertificação;
  • Redução da umidade relativa do ar;
  • Amplificação do efeito estufa;
  • Etc.
A foto abaixo revela que o desmatamento agrava a seca e prejudica o abastecimento das nascentes. Se não houver uma recuperação dessa área por meio do reflorestamento de matas ciliares e florestas, esse rio certamente irá desaparecer, comprometendo seriamente o ecossistema adjacente. 
https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/fogo-ameaca-57-unidades-de-conservacao-no-rio-sao-paulo-minas-14253724

O coordenador também nos disse, que antes de iniciar o reflorestamento com plantas nativas, é necessário um estudo prévio da região, objetivando avaliar o grau de degradação, assim como as espécies nativas mais apropriadas para o reflorestamento da área, onde o projeto vai ser implementado. Fiquei muito feliz de saber que o reflorestamento de uma área, pode beneficiar tanto o ecossistema degradado, quanto a qualidade de vida das populações circunvizinhas. 
Além de ter sido uma experiência única, o Fórum me ensinou muitas coisas interessantes, e me ajudou a perceber que mesmo economizando a água de jeitos simples, já consigo ajudar o meio ambiente. Além disso, percebi que a água é uma coisa extremamente importante para todos, e por isso devemos agradecer por ter acesso a ela, já que muitas pessoas não tem a oportunidade de ter algo tão necessário quanto a água em suas vidas. Por isso, agradeço por ter tido a chance de visitar um evento tão especial como esse, e ter adquirido tanto conhecimento. 

Qual sua opinião a respeito da visita que você empreendeu ao 8º Fórum Mundial da Água?

Serviços ambientais 
e serviços ecossistêmicos

Aluno João Gabriel
Turma 105

Aprendi nesse evento que a água é o recurso natural extremamente valioso. Precioso, porque é ela quem dá o suporte para a vida humana e ecossistêmica. A água é imprescindível para o funcionamento do ecossistema humano e natural. Pude perceber nesse Fórum Mundial, que a água realiza uma diversidade de serviços ecossistêmicos. Mas o que são serviços ecossistêmicos? No entanto, antes de responder a essa pergunta, gostaria de tornar claro e compreensível o significado de serviços ambientais.
Serviços ambientais são as ações de manejo do homem que objetivam preservar ou conservar os sistemas naturais, a fim de obter um serviço ecossistêmico. O reflorestamento de uma área antropizada pela agricultura e pecuária é um exemplo de serviço ambiental, pois essa medida humana objetiva obter os benefícios dos serviços ecossistêmicos da floresta, tais como produção de biomassa, recarga de aquíferos, sequestro de CO2, etc.   Serviços ecossistêmicos, são aqueles benefícios que o homem consegue obter dos ecossistemas de forma direta ou indireta. Por exemplo, regulação do clima e do ciclo hidrológico, ciclagem de nutrientes  e outros.
Estabelecida a diferença entre serviços ambientais e serviços ecossistêmicos, fica fácil agora elencar quais são os benefícios que esse importante recurso natural vem oferecendo ao homem. São eles: regulação do clima, recreação, ligação entre os ecossistemas, viabilização da economia humana (agropecuária, produção industrial, comércio e serviços), dinamização do ciclo hidrológico, etc. 
Resumindo, o Fórum Mundial da Água me fez compreender que a água possui um enorme valor econômico, social e ambiental. Se não cuidarmos desse recurso natural, nossa sociedade poderá entrar numa crise sócio econômica de consequências imprevisíveis. Foi falado numa palestra que muitas civilizações entraram em colapso porque não souberam respeitar os ciclos da natureza.  A Ilha de Páscoa, uma ilha da Polinésia oriental, localizada no sul do Oceano Pacífico, é um grande exemplo, do que pode acontecer com a atual civilização, caso ela continue explorando egoisticamente o meio ambiente natural.


http://www.matogrossoeconomico.com.br/blog-post/forum-debate-agricultura-sustentavel-em-claudia/14628

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Qual sua opinião a respeito da visita que você empreendeu ao 8º Fórum Mundial de Água?

Formação de uma nova mentalidade

Aluna Laisa Moura
Turma 107

Foi uma experiência extremamente valiosa e única.
Percebi que o Fórum foi assinalado pela transversalidade temática. Diversos temas ambientais - energia, economia, alimentos, engenharia hídrica, engenharia sanitária/ambiental, biodiversidade, biomas, etc. -, foram analisados e discutidos por diversas comissões e submissões. Importa salientar que o Fórum não priorizou unicamente os debates políticos e acadêmicos. Havia igualmente nesse evento, um espaço ludo pedagógico gratuito e aberto ao público, no qual as pessoas podiam participar de atividades formativas, culturais interativas, sensoriais e de construção de diálogos voltados para melhorar o uso da água. Um espaço aberto a todos que quisessem participar. Apesar desse espaço se encontrar repleto de pessoas, consegui com muito esforço me divertir em um jogo de vídeo game.  Por meio de um um kinect, a gente levava um balde vazio até a beira de um rio.
Em chegando ao rio a gente recolhia a água e depois levava de volta até o início (uma casa), onde havia uma mulher e duas criança esperando o precioso líquido. Achei bastante agradável a dinâmica desse brinquedo, pois o mesmo despertava em nós o sentimento de compaixão por todas as pessoas que vivem numa situação de pobreza socioeconômica e escassez hídrica. Um outro aspecto desse brinquedo é que ele convoca nossa consciência para uma mudança de mentalidade. Mentalidade essa voltada a conservação e preservação da água e de todo o ecossistema no qual ela se encontra inserido.

Qual sua opinião a respeito da visita que você empreendeu ao 8º Fórum Mundial de Água?

 Uma experiência inesquecível

Aluno: Gabriel Paz
Turma: 105


8º Fórum Mundial da Água foi organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no assunto. 
É importante ressaltar que o Fórum Mundial da Água contribui substancialmente para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global. Por seu alcance político, técnico e institucional, o Fórum teve como uma de suas características centrais, a participação aberta e democrática variados setores da sociedade. 
Alunos do Clube de Estudos Ambientais
no 8º Fórum Mundial da Água
Esse célebre acontecimento mundial é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial de Água, juntamente com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa.
No ano de 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada, e Brasília (DF) foi escolhida como cidade-sede do evento. Desse modo, o Brasil recebeu em 2018, a 8ª edição do Fórum. Esta é a primeira vez que o evento ocorreu no Hemisfério Sul. Neste contexto, como integrante do Clube de Estudos Ambientais do Colégio Militar de Brasília - CEA/CMB, participei do Fórum no dia 22 de março de 2018. Nessa ocasião, visitei e observei inúmeras discussões e iniciativas voltadas para o manejo sustentável da água. 
Foi a primeira vez que participei de uma experiência dessa natureza. Foi permitido a mim ter contato uma variada gama de informações e conhecimentos, jogos e atividades interativas, relacionados a educação ambiental. Em sala de aula muitas vezes não temos a noção de como a temática água é altamente complexa. Imaginamos que o estudo da água se resume tão somente no ciclo hidrológico. Grande engano. 
No Fórum o tema água foi analisado sob a perspectiva econômica, social, institucional, cultural, ecológica, política e até mesmo espiritual. Na verdade, o estudo que empreendemos da água no âmbito do ensino fundamental e médio, não passa de uma gota de água ante o oceano de informações que o tema encerra.
Alunos do CEA/CMB com pesquisadores da NASA
Me chamou a atenção um estande que realizava estudos sobre acidez da chuva e controle de pH da água. Igualmente, achei atraente um estande da Itaipu Binacional, maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. Nesse local observei alguns vídeos institucionais e usei óculos de realidade virtual. Foi uma experiência indescritível. Pude observar também, várias iniciativas para aproveitamento de água da chuva.  Uma das mais notáveis nesse área, foi  EKOMURO H2O, da Colômbia, um sistema de coleta e armazenamento vertical da água para áreas urbanas, que podem ser utilizados em vários locais, ocupando pouco espaço.
No Estádio Mané Garrincha, tivemos a oportunidade de conhecer dois cientistas americanos da NASA, que desenvolvem pesquisas sobre a água e suas aplicações.
Minha visita ao 8º Fórum Mundial da Água foi extremamente válida para mim, de vez que, pude constatar que existem centenas de iniciativas voltadas para preservar e utilização sustentável da água. No entanto, é importante afirmar que, todo esse trabalho de estudo e pesquisa em torno do manejo sustentável da água, terá pouca eficácia, eficiência e efetividade se nós não nos conscientizarmos sobre o uso correto e responsável desse importante recurso natural. 

Qual sua opinião a respeito da visita que você empreendeu ao 8º Fórum Mundial de Água?

Um dos problemas mais

 preocupantes da atualidade


Ana Carolina, turma 109


No 8º Fórum Mundial da Água em Brasília, DF, (FMA),  assisti uma palestra em que o expositor disse o seguinte: “Apesar da água cobrir quase dois terços da superfície do planeta, a sua escassez tem sido apontada como um dos problemas mais preocupantes da atualidade.” A medida em que ele ia desenvolvendo o tema por meio da fala e da apresentação de slides, fui compreendendo que o problema da água a nível local e global, se deve a uma variedade de fatores. Dentre eles, merecem destaque: má administração dos recursos hídricos; aumento populacional; ineficiência e desperdício de água nos processos de irrigação; uso inadequado das terras, desflorestamento; super exploração dos rios e aquíferos (água subterrâneas); poluição; crescimento urbano desordenado, etc. 
Essa palestra me foi muito útil porque me ensinou que disponibilidade hídrica não é sinônimo de acesso democrático à água. As vezes existe a água numa determinada localidade, mas ela fica circunscrita a uma minoria que detém o poder político e econômico.
Também compreendi que a solução para a escassez hídrica, passa necessariamente pela utilização sustentável da água em âmbito individual e coletivo. Todos nós podemos realizar a gestão sustentável da água. Por exemplo, basta que fechemos a torneira quando estivermos escovando os dentes; desliguemos o chuveiro quando estivermos nos ensaboando; lavemos o carro com balde e não com mangueira. 
Tive a oportunidade de ver igualmente, um filme que mostrava diversos tipos de danças artísticas dentro da água. No entanto, o que mais me chamou a atenção nessa exibição cinematográfica, foram as cenas de um casal apaixonado dentro da água, representando a harmonia e o amor que deveria existir entre o ser humano e a natureza. As pessoas imaginam que o meio ambiente se resume unicamente a natureza selvagem. Grande engano. O meio ambiente engloba tudo. Natureza selvagem e toda construção humana, seja a cidade ou os ambientes rurais. 
Com isso podemos concluir que, a água é sinônimo de vida. Podemos compará-la com o sangue que corre nas veias e artérias do nosso sistema cardiovascular. É o sangue que leva oxigênio e nutrientes para as células. Quando o sangue não chega aos tecidos, todas as células se desvitalizam e morrem. Assim também é a água. A escassez de água no organismo dos ecossistemas naturais e humanos, pode ser um fator determinante de sua decadência e morte. 
Para ilustrar o que escrevi, escolhi esse vídeo.



quinta-feira, 12 de abril de 2018

Qual sua opinião a respeito da visita que você empreendeu ao 8º Fórum Mundial de Água?

Orquestra de garrafas PET


Aluno Daniel Moreira
Turma 105

O Colégio Militar de Brasília (CMB) no dia 22 de março de 2018 proporcionou a nós alunos uma oportunidade de visitar e conhecer as instalações do 8º Fórum Mundial da Água.
Quando chegamos a Vila Cidadã entramos em forma e juntos visitamos a primeira instalação. O que mais me chamou a atenção foi o fato de presenciar diversas atividades culturais acontecendo simultaneamente. Eram palestras técnicas sobre o multiuso da água, estandes com apresentações científicas, escolas públicas do DF expondo seus projetos artísticos, entretenimentos educativos dos mais variados, etc.
Fomos convidados a participar de uma experiência musical inesquecível. Todo o auditório foi subdivido em vários grupos. Sob a regência do maestro cada grupo executava um som específico, por meio de uma garrafa PET Poli Tereftalato de Etileno). Foi uma experiência apaixonante e indescritível. Nunca pensei que um dia eu fosse ter esse emocionante aprendizado.
Essa vivência musical no Fórum despertou em mim o interesse sobre a importância da música em nossa vida. Aprendi em minhas pesquisas pela Internet, que a música não está ligada exclusivamente a notas, melodias, harmonias. Na verdade a música possui uma relação muito profunda com que pensamos e sentimos, falamos e fazemos. As vezes supomos que o objetivo da música se resume unicamente ao entretenimento. Grande engano o nosso!
De acordo com alguns pesquisadores, a música quando bela, nobre e útil desenvolve a mente humana e promove o equilíbrio interior. Ela também inspira o gosto pelas virtudes morais.
Bem, acho que já escrevi demais. Segue abaixo o vídeo de uma Orquestra de Garrafa. Curtem e aprecie, pois só assim vocês terão uma noção do que eu senti quando participei dessa Orquestra de Garrafas.

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Aula 3 - Ecossistema: estrutura

Um ecossistema pode ser definido como sendo o conjunto formado por seres vivos e elementos físico-químicos.  Nesse sistema ecológico, todos os seres e não vivos encontram-se interligados e interdependentes, formando a complexa teia vida. formam uma teia complexa de relações em que todos se encontram interligados e interdependentes.
O homem nessa trama é apenas um fio. Tudo o que o que o ser humano fizer para essa teia, estará fazendo para si mesmo. Logo, a compreensão dos princípios de organização das comunidades ecológicas, ecossistemas, é fundamental para o desenvolvimento de comunidades humanas sustentáveis.

https://provalisresearch.com/blog/understanding-world-politics/

Fundamentalmente, os ecossistemas apresentam dois componentes estruturais básicos e intimamente inter-relacionados. São eles:

Bióticos
São os seres vivos, figurados pelos organismos que integram os animais, vegetais, fungos, protozoários, algas, bactérias, etc. Nenhum ser vivo tem capacidade de viver isoladamente, isto é, sem se relacionar com nenhum organismo. Eles estão continuadamente estabelecendo relações ecológicas com seres da mesma espécie ou com espécies diferentes. Essas interações entre os seres vivos, podem ser com indivíduos de uma mesma população ou entre indivíduos de populações distintas.

Espécie é conjunto de indivíduos semelhantes estrutural e funcionalmente, que ao se reproduzirem geram descendentes férteis. 
Ex: Homo sapiens


População é o conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem numa mesma área em um determinado período. 
Ex: população de ratazanas em um bueiro, em um determinado dia; população de bactérias causando causando disenteria.

Comunidade ou biocenose pode ser definida como sendo o conjunto de populações de diversas espécies que habitam uma mesma região geográfica num determinado período. 
Ex: seres de um oceano, de uma floresta, de um rio, dos campos, de um lago, de um brejo, etc. 


Abióticos
Os componentes abióticos ou não vivos de uma ecossistema, são figurados pelos fatores físico-químicos. Temperatura, pressão, salinidade, umidade, luz solo, chuva, vento, pH, clima, substâncias inorgânicas, compostos orgânicos, oxigênio e outros gases, são alguns constituintes físicos e químicos de um sistema ecológico.

Alguns conceitos fundamentais


  • Habitat - é o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada. Didaticamente falando, o habitat é como se fosse o "endereço residencial" de uma espécie. Ex: um planta pode ser o habitat de um inseto, o leão pode ser encontrado nas savanas africana, a sucuri podem ser localizadas em áreas alagadas do pantanal mato-grossense. 


  • Biótopo - Área física na qual determinada comunidade vive. Por exemplo, o mico-leão-dourado, é na mata Atlântica. O habitat do lobo-guara são os campos e matas de capoeira. 


  • Nicho Ecológico - É o papel, a função, a "profissão" que o organismo desempenha no ecossistema. O nicho informa às custas de que de se alimenta, a quem serve de alimento como se reproduz etc. Ex: O tatu bola é um mamífero que geralmente tem hábitos noturnos e se alimenta de pequenos insetos (formigas, cupins, besouros) e suas larvas. Também como pequenos invertebrados, raízes alguns vegetais e frutos. 


  • Ecótono  - É a região de transição entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas. Na área de transição (ecótono) vamos encontrar grande número de espécies e, consequentemente, grande número de nichos ecológicos.


  • Biosfera -  É o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. Incluem na biosfera todos os organismos vivos que existem no planeta.


http://pt.mundo-animal.wikia.com/wiki/Savana_Africana